I Tambores do Quilombo celebra riqueza afro do Amapá

Por Andreza Teixeira, da Agência Amapá

A população afrodescendente do Amapá celebra as riquezas de sua cultura e o fomento da economia informal com o I Tambores do Quilombo que acontece durante dois dias em Macapá, 26 e 27 de dezembro, na Avenida Mário Cruz, no Centro. A iniciativa inclui a apresentação de 59 grupos de comunidades tradicionais amapaenses e reúne desfile afro, batalhas de hip-hop e apresentações de danças como marabaixo, batuque e sairê. O público pode, ainda, conhecer ritos de matriz africana e de candomblé.

O evento é organizado por uma comissão de representantes dos segmentos incluídos na programação e tem o apoio do Governo do Amapá, que investiu R$ 330 mil, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). Deste montante, 60% é destinado ao pagamento dos cachês aos grupos envolvidos.

A chefe de gabinete da Secult, Oriene Sussuarana, explica que o I Tambores do Quilombo surgiu a partir de um anseio da sociedade civil e foi elaborado de forma participativa, envolvendo todas as comunidades que são, em sua maioria, quilombolas. “Com isso, o Governo do Amapá valoriza a população afrodescendente e demonstra respeito à diversidade religiosa”, ressaltou.

Uma das organizadoras, Patrícia Costa, reitera que o evento tem a proposta de reunir as comunidades tradicionais. “São dois dias de evento para rufar os tambores em Macapá”, enfatizou.

Valorização cultural

A programação desta terça-feira, 26, iniciou com a apresentação de ritos de matriz africana, para desejar êxito ao evento. Um dos participantes foi o pai de santo Marcos Ribeiro, que é babalorixá de candomblé. Ele afirmou que a ação estimula a valorização das religiões de origem africana e ajuda a diminuir o preconceito. “Esta é uma oportunidade que nos permite mostrar nossa tradição e nossa forma de trabalho. E, com certeza, contribui para desconstruir a imagem negativa que algumas pessoas têm sobre esta religião”, avaliou.

Após os ritos, o público pôde assistir às apresentações de batuque, marabaixo e sairê. A cantora e dançarina Alice Reis, 11 anos, é da Vila de Mazagão Velho, no município de Mazagão e representou o grupo Raízes do Marabaixo Infantil, que inclui participantes de 2 a 15 anos de idade. Alice faz parte de uma família de marabaixeiros e conta que o amor pela dança iniciou quando ela dava os primeiros passos.

A menina não conteve a emoção ao se apresentar no I Tambores do Quilombo. “Quando eu estava no palco, a sensação que eu tive em ver as crianças do meu grupo dançando foi muito boa. Estávamos tentando nos apresentar em Macapá há um ano e meio. É muito emocionante trazer um pouco da nossa cultura para cá”, confessou.

O autônomo José Araújo, 64 anos, assistiu às apresentações acompanhado da neta Stefani, de 4 anos. Para ele, eventos como estes são importantes para celebrar a diversidade e valorizar as tradições do povo amapaense. “Trouxe minha neta para que ela conheça um pouco mais sobre nossa cultura”, disse.

O I Tambores do Quilombo segue nesta quarta-feira, 27, com desfile afro, apresentações de danças e batalhas de hip-hop. Além de fortalecer e difundir a cultura afro, o evento fortalece a geração de emprego e renda ao atrair dezenas de empreendedores, fomentando a economia informal.

*Fotos: André Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *