Identidade indígena: Oficinas audiovisuais serão realizadas na aldeia Galibi Marworno

dsc0309
Foto: Abinoan Santiago, do G1 Amapá

Dos dias 18 a 22/12, serão realizadas 5 dias de oficinas audiovisuais na aldeia indígena Galibi Marworno, através do projeto “Som e Imagem com os Galibi Marworno”, patrocinado pela Fundação Nacional do Índio (Funai). O projeto busca fortalecer a identidade indígena, por meio da formação e produção de imagem e som da comunidade indígena, para que os mesmos se expressem a partir de sua própria voz e olhar.

Situada na terra indígena Juminá no município de Oiapoque (AP), os Galibi Marworno da aldeia Uahá, juntamente com os ministrantes das oficinas, produzirão registros audiovisuais do cotidiano da comunidade, a fim de compreender a organização social de seu povo, assim como as relações sociais, políticas e econômicas estabelecidas na região, que faz fronteira com a Guiana Francesa (GF).

O acervo digital gerado do projeto, será fonte e instrumento de experimentação, pesquisa, empoderamento e divulgação do povo Galibi Maworno.

Sobre os ministrantes

Davi Castro Gabriel – 24 anos: Indígena do povo Galibi Marworno, atualmente exercendo o serviço de Filmagem e Fotografia no Iepé-Programa Tumucumaque e é Estudante de Licenciatura em Filosofia-UEAP.

Gabriela Moraes Marques – 21 anos: Produtora Cultural, Coordenadora do Festival Quebramar e integrante do Ponto de Articulação Nacional do Circuito Fora do Eixo e Mídia NINJA.

Otto Ramos – 36 anos: Produtor Cultural, Produtor Musical, compositor e tecladista. Idealizador do Festival Quebramar, do Coletivo Palafita (AP) e Casa Fora do Eixo Amapá . Foi membro do Conselho Nacional de Políticas Públicas (CNPC), articulador do Partido Da Cultura (PCult) no Amapá e integrante do Ponto de Articulação Nacional do Circuito Fora do Eixo e regional em prol de políticas públicas para cultura destinadas a Amazônia. É também Presidente do Conselho Estadual de Cultura.

O Edital

A Fundação Nacional do Índio (FUNAI), por meio do Museu do Índio, patrocina o Projeto “Som & Imagem com os Galibi Marworno” aprovado pelo Programa de Apoio a Projetos Culturais dos Povos Indígenas.

Assessoria de comunicação da Casa Fora do Eixo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *