Iepa alerta para possíveis chuvas intensas nas regiões sul e leste do Amapá a partir desta quinta-feira, 4

Com a chegada do inverno amazônico, o Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) alerta para possíveis chuvas intensas ao longo desta quinta-feira, 4, que podem se estender até a manhã de sexta-feira, 5.

As chuvas são esperadas para os municípios de Macapá, Santana, Mazagão, Itaubal, Cutias, Laranjal do Jari e Vitória do Jari. Estão previstos acumulados que variam de 50 mm a 100 mm e rajadas de vento que podem chegar até 100 km/h. As informações são do Instituto Nacional de Meteorologia.

Durante os fenômenos intensos, o Governo do Amapá orienta que a população não se abrigue debaixo de árvores e não estacione veículos próximos a torres de transmissão ou placas de propaganda.

Em caso de ocorrências como quedas de galhos de árvores ou alagamentos, a população pode acionar a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

Inverno Amazônico

Após o período de estiagem prolongada que atingiu o estado desde agosto de 2023, o mês de janeiro terá um número maior de concentração de chuvas, quando comparado ao mês de dezembro, segundo o Núcleo de Hidrometeorologia e Energias Renováveis do Iepa.

Texto: Winicius Tavares
Fotos: Albenir Sousa/GEA
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *