Iepa realiza planejamento estratégico de seus setores

Augusto Oliveira – Foto: Blog na Terra das Bacabas.
O Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa) iniciou o seu processo de reestruturação. De acordo com o diretor do Instituto, Augusto Oliveira, o órgão realiza um planejamento estratégico nos setores da instituição.

Conforme o diretor, entre as metas estão: a construção, há médio prazo, de uma nova Farmácia e um novo laboratório para a produção e comercialização de produtos medicinais, além de fortalecer equipes em diversas áreas de atuação do Iepa. As medidas visam atender a demanda da população amapaense.

A Farmácia trabalha com duas linhas de produtos: fitoterápicos, que são feitos a partir de plantas medicinais e fitos cosméticos, para fins estéticos, ambas as linhas com preços acessíveis a população. O número de técnicos e pesquisadores envolvidos na ação ainda está sendo definido pelo Iepa.

Augusto Oliveira explicou que, nos últimos anos, não houve manutenção no laboratório, que o deixou deteriorado, inadequado para qualquer prática de produção. A falta de investimento fez com que a Farmácia do Iepa, que é requisitada pela população amapaense e pessoas de fora do Estado, funcionasse somente um horário, com o a redução produtos.

“Estamos numa etapa emergencial. Queremos, em breve, produzir remédios e cosméticos que atendam a demanda da população. Para isso, precisamos de um laboratório adequado. Iremos, há médio prazo, construir um. Além de estrutura física, é preciso investir em matéria-prima e insumos. Essa ação faz parte de nosso planejamento, setor por setor. Será um processo de reestruturação do Iepa”, pontua Augusto Oliveira.

Hidrometeorologia

Segundo o diretor do Iepa, outra prioridade é contratar mais profissionais para o setor Hidrometeorologia do órgão, que atua informando boletins metereológicos, auxiliando a Defesa Civil do Estado e dando suporte ao setor produtivo do Amapá.

O órgão funciona provisoriamente dentro da Incubadora de Empresas da instituição e conta com uma equipe formada por cinco pessoas, entre servidores e bolsistas do Iepa que cursam Mestrado e Doutorado na área e atuam como pesquisadores da Hidrometeorologia. Os bolsistas são remunerados por convênios firmados entre o Instituto e parceiros.

“O laboratório está equipado, mas a estrutura ainda não está formalizada. Iremos fortalecer o serviço. Por conta da crise orçamentária que o Estado atravessa, estamos negociando mais convênios e parcerias, a fim de contratar mais profissionais para o setor. A equipe é competente, mas, ainda é pequena. Pretendemos fortalecê-la com mais profissionais da Hidrometereologia. Nosso objetivo é melhorar os boletins metereológicos e os serviços que eles auxiliam”, explicou o diretor do Iepa.
 

Serviço:
Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá (Iepa).
Localizado na Avenida Feliciano Coelho, nº1509, bairro do Trem, Macapá.

Elton Tavares
Assessor de Comunicação
Secretaria de Estado da Comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *