IEPA recebe encontro da Sociedade de Arqueologia Brasileira


Pela primeira vez no Amapá, será realizada na próxima semana uma reunião científica da Sociedade de Arqueologia Brasileira, reunindo pesquisadores e estudantes que atuam na região Norte do país. O IEPA (Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Estado do Amapá) vai sediar o encontro, que ocorre de 25 a 30 de Agosto. Nos primeiros dias (25 a 28), serão realizadas conferências e palestras no Auditório Waldomiro Gomes (Museu Sacaca), com a participação de pesquisadores, professores universitários e estudantes, que vão apresentar resultados de pesquisas recentes nos diferentes estados da Amazônia e também em países vizinhos (Guiana Francesa e Suriname). Já estão confirmadas as presenças de pesquisadores renomados, como Dominique T. Gallois (USP) e Eduardo Neves (USP), que atuam na Amazônia há muitos anos.

Nos dias 29 e 30, os participantes terão a oportunidade de participar de visitas guiadas a sítios arqueológicos no Estado do Amapá, como a Pedra do Índio (em Ferreira Gomes), a Base Aérea da II Guerra Mundial (no Amapá) e os famosos megalitos de Calçoene. O evento deve reunir cerca de 200 pessoas e vai contar com mais de 50 apresentações orais, que tratam de temas diversos. Alguns destes temas são o turismo em sítios arqueológicos, a participação de comunidades nas pesquisas, estudos de casos sobre sítios, tecnologias utilizadas pelos povos no passado e expressões artísticas na construção de potes cerâmicos. Este encontro é uma oportunidade única para conhecer mais sobre arqueologia na Amazônia, promovendo a interação entre estudantes, pesquisadores de referência nesta área e curiosos sobre o tema. 

As inscrições podem ser feitas através da página eletrônica http://www.iepa.ap.gov.br/sabnorte ou diretamente no setor de Arqueologia do IEPA (na Av. Feliciano Coelho, 1509). Estudantes têm a taxa de inscrição já com desconto, para incentivar sua participação. A Sociedade de Arqueologia Brasileira é uma associação civil de caráter científico, de direito privado e sem fins lucrativos, que tem por objeto congregar arqueólogos e demais especialistas dedicados ao ensino, à pesquisa e à prática da arqueologia e áreas afins, visando promover o conhecimento e a divulgação de assuntos referentes à arqueologia e ao patrimônio arqueológico. 

Serviço: 
Cerimônia de Abertura: Dia 25 de Agosto ( segunda-feira)
Hora: 19h
Local:  Auditório Waldomiro Gomes (Museu Sacaca)
Contato: Mariana Cabral: 96.8805 2994

Lúcia F. S. Costa Leite
Núcleo de Pesquisas Arqueológicas / IEPA –  Amapá 
Tel: 96 3212 5344 Ramal/Ext.: 232
Skype: luciocostaleite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *