Ifap é único a ofertar vagas pelo Sisu no Amapá: inscrições no período de 22 a 25 de janeiro

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) ofertará 664 vagas para seleção de candidatos aos cursos de graduação por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC), para ingresso no primeiro semestre de 2024. Será a única instituição pública de ensino superior no Amapá a utilizar o Sisu para seleção dos estudantes. Os candidatos devem ter feito a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2023. Para se inscrever, é preciso acessar o endereço eletrônico do Sisu, https://acessounico.mec.gov.br/sisu, no período de 22 a 25 de janeiro.

Para ler o edital, clique aqui.

“Desde a implantação dos primeiros cursos de ensino superior, o Ifap sempre fez a seleção pelo Sisu, um sistema que é preciso e rigoroso na classificação dos candidatos. E o mais importante é que amplia o acesso às vagas a pessoas de todas as regiões do país, de todas as classes sociais. Claro que vai depender da opção do candidato se matricular em um curso fora do seu estado de origem. No nosso caso, nossas turmas de graduação têm sido preenchidas, até a lista de espera do Sisu, grande parte por alunos do próprio Amapá, o que certamente facilita a realização do curso”, afirmou o reitor do Ifap, Romaro Silva.

Os 17 cursos de graduação do Ifap são bacharelados, licenciaturas ou tecnológicos, na modalidade presencial, e distribuídos entre os campi Laranjal do Jari, Macapá, Oiapoque, Porto Grande e Santana. Do total de vagas em cada curso, 50% são reservadas apenas a candidatos que cursaram, integralmente, o ensino médio em instituições públicas de ensino, levando-se em conta também a renda familiar bruta per capita, autodeclaração étnica e a existência de deficiência. Além disso, 2,5% das vagas de ampla concorrência serão reservados às políticas específicas de ações afirmativas de candidatos com deficiência adotadas pelo Ifap.

Suely Leitão, jornalista da Reitoria

Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *