Ifap lança 27 cursos de extensão on-line

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) está lançando uma nova oferta de cursos elaborados por professores e técnicos da instituição. São 100% on-line massivos ou, simplesmente, MooC (Massive Open Online Courses). Trata-se de cursos de extensão em diferentes áreas de conhecimento voltadas à qualificação profissional, com carga horária de 20, 40 ou 60 horas. As inscrições são gratuitas e abertas ao público, a partir de 14 anos de idade. Não há limite de vagas ou processo seletivo e, ao final do curso, o aluno poderá emitir um certificado digital. Para conhecer e/ou se inscrever, acesse o endereço https://mooc.ifap.edu.br.

“A plataforma é leve e responsiva, os cursos podem ser acessados a partir de dispositivos móveis como tablets e smartphones, além de computadores. Por se tratar de um software livre que pode ser instalado por qualquer instituição de ensino ou organização interessada em ter sua própria plataforma MooC, nós, do Ifap, escolhemos a plataforma da TimTec, que é livre e oferece cursos adicionais”, explica o coordenador da Educação a Distância do Ifap, José Carlos Carvalho, destacando que, assim, o Ifap está potencializando as ações de EaD através da oferta de cursos de extensão.

Para participar, o aluno precisa somente se cadastrar na plataforma, selecionar e se inscrever em um ou mais de um curso. Após 80% de conclusão, poderá emitir o certificado digital. Para fins de autenticação, o certificado vem com código de validação. Durante o curso, o aluno deve assistir às aulas, fracionadas em pequenos capítulos gravados, acessar materiais complementares e fazer anotações em um caderno virtual. Não há tutoria, mas gestores e professores podem acompanhar o avanço dos alunos, gerenciar turmas e fóruns de discussão.

“Estes primeiros cursos ficarão disponíveis até dezembro deste ano. São cursos 100% a distância, não haverá aulas ao vivo nem encontros presenciais. Todos os cursos já estão prontos na plataforma, com aulas gravadas, apostilas e atividades preparadas pelos proponentes do Ifap. Além disso, há os cursos ofertados diretamente pela TimTec”, detalha o coordenador.

Cursos autoinstrutivos: pandemia reforçou a necessidade

De acordo com o pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifap, Romaro Silva, nesta primeira etapa, são ofertados 27 cursos, sendo 13 elaborados por professores e técnicos da instituição. “No final de 2019, surgiu a necessidade de ampliarmos a nossa oferta através de cursos autoinstrutivos e tínhamos uma capacidade de educação a distância que poderia ser otimizada e ampliada, bem como a qualificação de nossos professores e técnicos administrativos. Então pensamos em ofertar esses cursos Mooc, ainda antes da pandemia, mas agora se tornaram mais necessários”, ressaltou.

Romaro Silva informa que, no início deste ano, foi enviado e-mail aos servidores perguntando se havia interesse em ofertar os cursos nesse formato MooC. “Tivemos uma resposta muito positiva e optamos por fazer esse projeto-piloto com as pessoas que manifestaram interesse”, afirma o pró-reitor, salientando que, nessa primeira etapa, os colaboradores não são remunerados financeiramente, mas sim através da compensação da carga horária, no caso dos professores, e da certificação, no caso dos técnicos.

Para a segunda etapa, a Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi) usará os indicativos dos resultados da pesquisa do Programa Retorno Seguro para definir os cursos a serem ofertados. Também será estudada a possibilidade de pagamentos financeiros aos colaboradores, já que a oferta dos cursos impacta positivamente no orçamento anual do Ifap, pois os alunos matriculados são registrados no sistema Sistec.

Conheça os cursos Mooc

Do Ifap

Desenho para impressão 3D e corte CNC – Iniciante – 20h

Estudo do manual de Redação do Enem – 60h

Noções de Logística – 20h

Higiene e segurança do trabalho – 40h

Legislação Ambiental Brasileira: PNMA, PNRH e PNRS – 40h

Projeto de vida – 60h

Estatuto da criança e do adolescente – 20h

Recrutamento e seleção de pessoas – 40h

Introdução à Nomenclatura Botânica – 20h

Matemática Financeira – 40h

Introdução à Pesquisa Aplicada – 20h

Plano de Comunicação para Mobile Marketing – 20h

Introdução ao Projeto Experimental – 20h

Da TimTec

Introdução à criação de sites – 40h

Introdução à lógica de programação – 40h

Edição e tratamento de imagens – 40h

Introdução à programação em linguagem JAVA – 40h

7 Lições para a produção de textos – 40h

Boas práticas em desenvolvimento de software – 40h

Produção de vídeos educacionais para Web – 40h

Empreendedorismo 1: Empreender com propósito – 40h

Empreendedorismo 2: Como planejar seu negócio – 40h

Empreendedorismo 3: Como evoluir seu negócio – 40h

Publicação digital em dispositivos móveis – 40h

Arquitetura da informação e projeto de sistemas – 40h

Programação Android – 40h

MooC e novas formas de aprendizagem – 40h

Serviço:

Por Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Departamento de Comunicaçao – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: [email protected]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *