Ifap participará da SNCT no Amapá

As seis unidades do Instituto Federal do Amapá (Ifap) integrarão a programação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2018 que acontecerá entre os dias 15 e 21 de outubro com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades”. As unidades do Ifap de Laranjal do Jari, Macapá, Santana, Porto Grande, Pedra Branca do Amapari e Oiapoque abrirão inscrições gratuitas para diversas oficinas, palestras, mini-cursos, mesas redondas e relatos de experiências.

Além do Ifap, fazem parte da programação do evento no Amapá a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Setec), Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap), Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas do Amapá (Iepa), Universidade Federal do Amapá (Unifap), Universidade Estadual do Amapá além de diversas faculdades privadas.

A abertura oficial do evento acontecerá dia no dia 15/10, às 19h, no Teatro das Bacabeiras reunindo representantes de todas as instituições parcerias do evento. A novidade da edição deste ano é que, ao lado do teatro, será realizada a feira de profissões, na qual cada instituição de ensino montará stands para explicar ao público visitante detalhes sobre os cursos que ofertam e sobre o respectivo mercado de trabalho dos egressos. No caso do Ifap, os stands da feira das profissões também serão montados para atender às unidades localizadas nos demais municípios além da capital.

Pela primeira vez na história do evento, o Ifap irá produzir uma publicação científica com informações dos trabalhos apresentados em parte de sua programação. A publicação será viabilizada através de recursos provenientes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) que selecionou a proposta de publicação do instituto em chamada pública destinada a fomentar produtos que tenham por objetivo à divulgação e à socialização de conhecimentos científicos e tecnológicos entre a sociedade brasileira.

Inscrições de resumos

Autores de trabalhos científicos ligados a iniciação científica e à pós-graduação interessados em compor a publicação mencionada acima poderão enviar, para a comissão organizadora da programação do Ifap, resumos expandidos de seus trabalhos a partir do dia 17/9 para inscrição nos respectivos eventos:

3º Simpósio de Pós-Graduação:

Inscrições pelo e-mail:[email protected]
Detalhe: Envio de resumo expandido

Inscrições: 17 a 30/9

3ª Jornada de Iniciação Científica

Inscrições: 17 a 30/9

Inscrições pelo e-mail: [email protected]
Detalhe: Envio de resumo expandido

Campus Laranjal do Jari

O destaque da programação que acontecerá no campus Laranjal do Jari será a presença, já confirmada, da professora doutoranda Elizabete Rodrigues. A professora e pesquisadora desenvolve projetos científicos desde 2008 com os seguintes temas: migração, biogás, pressão, hidroelétrica, reciclagem de lixo eletrônico, produção de repelentes para formigas de fogo, produção de vinagre a partir de reaproveitamento do jambo vermelho, gel cicatrizante e creme hidratante a partir do jambeiro, soro orgânico a partir do veneno da arraia e outros, premiados em Mostra Nacional e internacional de Ciências e Tecnologia. Atualmente leciona na Escola Estadual Elcy Lacerda Rodrigues em Macapá.

Campus Macapá

Outro destaque da programação será a presença do professor doutor Caio Sgarbi Antunes, cuja participação no evento é fruto da parceria entre o Ifap e a Unifap. Sgarbi participará da programação do campus Macapá, mais especificamente do Simpósio de Pós-Graduação.

Sobre a SNCT

Com o tema “Ciência para a Redução das Desigualdades” a identidade visual da SNCT 2018 teve como norteador o desenho da aluna Helen de Souza Nunes, da cidade de Guiratinga-MT, que foi a vencedora do II Concurso Nacional de Desenhos – SNCT 2018, realizado em parceria com o Museu Itinerante Ponto UFMG.

A SNCT foi estabelecida pelo Decreto de 9 de Junho de 2004. Ela é realizada sempre no mês de outubro sob a coordenação do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), por meio da Coordenação-Geral de Popularização e Divulgação da Ciência (CGPC/SEPED) e conta com a colaboração de secretarias estaduais e municipais, agências de fomento, espaços científico-culturais, instituições de ensino e pesquisa, sociedades científicas, escolas, órgãos governamentais, empresas de base tecnológica e entidades da sociedade civil. A SNCT tem o objetivo de aproximar a Ciência e Tecnologia da população, promovendo eventos que congregam centenas de instituições a fim de realizarem atividades de divulgação científica em todo o país.

Departamento de Informação, Comunicação e Eventos – Deice
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *