Ifap produz e doa álcool 70° à Unifap

Os laboratórios de Química das unidades de Porto Grande e Santana do Instituto Federal do Amapá (Ifap) retomaram a produção de álcool etílico glicerinado 70° INPM (aquoso). Serão produzidos e envasados 380 litros da substância para doação à Universidade Federal do Amapá (Unifap), mais especificamente ao projeto de extensão “Reabilitação cardiorespiratória ambulatorial de indivíduos com sequelas respiratórias pós infecção por Covid-19”, vinculado ao curso de Fisioterapia.

Esta segunda etapa da produção destinará o álcool inteiramente à Unifap, diferente da doação que aconteceu em março deste ano, quando o instuições ligadas ao Sistema Ùnico de Saúde (SUS) em Laranjal do Jari, Macapá, Porto Grande e Santana receberam mais de 2 mil litros do produto. A doação agora está sendo viabilizada pelo Campus Agrícola Porto Grande (140 litros) e pelo Campus Santana (240 litros) que estão envasando o álcool em embalagens de 500 e de 1.000 ml.

Todo o processo de produção do álcool etílico glicerinado 70° INPM (aquoso) atende aos preceitos do Guia para produção de álcool da OMS, às diretrizes técnicas do Formulário Nacional da Farmacopéia Brasileira, ao Guia de Produção do IFRJ, ao Guia Técnico de Produção de Formulações Alcoólicas para Desinfecção das Mãos do IFAP e à nota técnica da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) n° 03/2020.

Os recursos que possibilitaram a realização da produção de álcool pela equipe do Ifap foram captados de chamada pública conduzida pela Ministério da Educação (MEC), via Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec). Ao todo, foram investidos mais de R$ 140 mil que possibilitaram a aquisição dos insumos, equipamentos, embalagens para acondicionamento do produto e EPIs para prevenção de riscos químicos inerentes a produção e à Covid-19.

Serviço:

O projeto de reabilitação cardiorespiratória ambulatorial de pessoas com sequelas respiratórias da Covid-19 atende aos servidores da Unifap e à comunidade externa de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h, no Ambulatório de Fisioterapia do Departamento de Ciências Biológicas da Saúde (DCBS) da Unifap.

Diretoria de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *