Ifap reabre processo seletivo para pós-graduação em docência

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), através da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), reabriu processo seletivo para ingresso de alunos no curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Docência para a Educação Profissional e Tecnológica (DocentEPT) turma 2020-2021. São 316 vagas destinadas, prioritariamente, a professores das redes públicas de ensino a fim de serem qualificados na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), especialmente nos cursos técnicos de nível médio. O curso será ministrado na modalidade a distância, com duração de 12 meses, nos pólos de apoio presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB). As inscrições podem ser feitas, de 2 a 8 de dezembro, na página de processos seletivos do Ifap. Para se inscrever https://processoseletivo.ifap.edu.br/ps/.

Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, o processo seletivo ocorrerá por sorteio. Devido à pandemia do novo coronavírus, o sorteio será realizado de forma on-line e gravado. Até um dia antes da realização do sorteio, será publicada a lista de candidatos habilitados a participarem do sorteio eletrônico. Estarão habilitados a participar do sorteio todos os candidatos que enviaram corretamente a inscrição dentro do prazo previsto no edital. Cada candidato receberá um número para o sorteio, a ser publicado na lista.

Esta é a terceira turma dessa pós-graduação ofertada pelo Ifap e desta vez faz parte do Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC), com recursos da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), contando com a parceria da UAB. O objetivo é capacitar professores que atuam nas áreas técnicas dos cursos para lecionarem educação profissional e tecnológica, estimular a produção e difusão de conhecimentos sobre a educação profissional e tecnológica como campo de estudos e promover a educação a distância como estratégia educativa.

As vagas são distribuídas nos polos de apoio presencial da UAB ou campus do Ifap – Campus Laranjal do Jari (86), Campus Macapá (40), Campus Porto Grande (46); Campus Santana (46), Centro EaD Pedra Branca do Amapari (49) e Vitória do Jari (49). Em atendimento à legislação, cada polo obedecerá a distribuição de 25% para Pretos, Pardos, Indígenas e Quilombolas (PPIQ) e 5% para Pessoas com Deficiência (PcD).

Cronograma

Inscrição 2 a 8/12
Homologação das inscrições Até 9/12
Publicação da relação de habilitados para o sorteio Até 10/12
Realização do sorteio 11/12
Resultado do sorteio 14/12
Período para análise documental dos candidatos classificados 14 e 15/12
Resultado parcial 21/12
Período de recurso Até 22/12
Resultado final e homologação das matrículas Até 28/12

Para caso de dúvidas, pode ser enviado e-mail para [email protected]

Suely Leitão, jornalista da Reitoria
Departamento de Comunicação – Dicom
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *