Ifap tem novo curso de pós-graduação lato sensu

O Instituto Federal do Amapá (Ifap), por meio da Resolução nº 36/2020, do Conselho Superior da instituição, aprovou a criação e o funcionamento de mais um curso de pós-graduação no Campus Macapá. Desta vez, a área de construção civil é contemplada com o curso de pós-graduação lato sensu Tecnologia e Gestão na Construção de Edifícios. A previsão é que sejam ofertadas 40 vagas para a primeira turma em 2021. O curso terá duração de 18 meses e carga horária de 460 horas. As aulas ocorrerão na modalidade presencial no turno da noite.

De acordo com o coordenador da pós-graduação, professor Johnny Coelho, o curso possui três núcleos na sua matriz: pedagógico, estrutural e o integrador. “O núcleo pedagógico vem valorizar a educação profissional, tecnológica e inclusiva. Já o estrutural vai abranger as técnicas construtivas habituais e não habituais, a gestão de processos na construção civil e o planejamento de obras. No núcleo integrador, nós temos o desenvolvimento de uma monografia baseada em tudo que aconteceu durante o curso, que envolve tanto metodologia científica quanto trabalho de conclusão de curso”, informa.

O coordenador garante que o pós-graduando verá temas atuais dos principais ramos da construção civil. “O curso é de extrema importância porque vamos dar a oportunidade de o profissional gerir as novas tecnologias que estão no mercado. Vamos atualizar os profissionais do ramo da construção civil e ministrar as novidades do mercado de trabalho da área”, acrescentou.

Uma das finalidades do Plano de Desenvolvimento Institucional do Ifap (2019-2023) é promover a integração e a verticalização em todos os níveis de ensino (da educação básica e profissional à educação superior) com o objetivo de otimizar a infraestrutura física e os recursos humanos.

Para o diretor-geral do Campus Macapá, professor Márcio Prado, esse é mais um curso que abrange o proposto no PDI. “O estudante pode ingressar no Ifap no curso Técnico em Edificações (ensino médio), em seguida, fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressar para fazer o curso superior Tecnologia em Construção de Edifícios e, depois, continuar na instituição fazendo a pós-graduação Tecnologia e Gestão na Construção de Edifícios. O mesmo acontece com as outras duas especializações que temos no Campus Macapá, que são: Ensino de Química e Informática na Educação. Em todos eles, ofertamos desde o ensino técnico à especialização.”, explanou.

Por Jacyara Araújo, jornalista do campus Macapá
Seção de Gerenciamento da Comunicação Social do campus Macapá
Instituto Federal do Amapá (Ifap)
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *