II Festival Internacional de Música do Amapá


Terá início na quarta-feira, 4 de julho, no Teatro das Bacabeiras, o II Festival de Música do Estado do Amapá, uma realização da Associação Educacional e Cultural Essência (Aece), com o apoio do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). O Festival tem cunho educativo e visa proporcionar a construção do conhecimento, em especial sobre música erudita, por meio de oficinas e cursos ministrados por professores de outros estados.

O Concerto de Abertura, com início às 20h, no Teatro das Bacabeiras, contará com as apresentações da Orquestra Filarmônica Meninos do IMMES (OFIMMES), do Coral de Clarinetes CEPM Walkíria Lima e do Grupo de Danças Isadora Duncan – Coreógrafa Myrla Barreto. A entrada é franca.

Na quinta-feira, 5, a programação cultural continua no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, às 19h30, com o Quarteto Essency e Banda Raimundo Vaz, também com entrada franca.

O Festival oferecerá os cursos de prática de orquestra, banda, big band e canto coral, bem como técnicas de ensaios, técnicas de improvisação, técnicas vocais, além de leitura de partituras e instrumentos de cordas e sopro.

“O objetivo é resgatar tudo que de bom já foi feito neste Estado e dar continuidade, haja vista que com o aparecimento de novos grupos musicais, quer seja de cunho religioso ou secular, se faz necessário lapidar o conhecimento adquirido empiricamente. E, partindo desta visão, é que se objetiva a sequência de eventos para acelerar este âmbito do conhecimento”, diz a coordenadora Administrativa e presidente da Aece, Heloísa Batista Pinto.

A Associação realizou o primeiro Festival de Música do Estado do Amapá em julho de 2011, com a participação de maestros renomados, como Arley França e Paulo Leniuson, professora de técnica vocal Natália Lacueva Lepri e o violoncelista Moises Levy. A primeira edição também contou com a parceria governamental, empresas, além de recursos dos próprios dirigentes da Aece, que não mediram esforços para realização deste grande evento, que despertou interesse inclusive de municípios como Laranjal do Jari, Vitória do Jari, Oiapoque, dentre outros.

Veja toda a programação cultural: aqui.

Confira os cursos oferecidos no 2º Festimap/2012: clique aqui.

Inscrições

Na Av. Mendonça Júnior, nº 1871 (entre as ruas Prof. Tostes e Manoel Eudóxio Pereira – atrás do Supermercado Santa Lúcia da Av. Padre Júlio).

Mais informações pelo telefone: (96) 8118-3401/9153-3401.

Rita Torrinha/Secult
  • As incrições para os cursos e venda do ingresso para o Espetáculo Ópera do Malandro estão ocorrendo no Teatro das Bacabeiras e na sede da Associação Educacional e Cultural Essência-AECE que fica no endereço: Avenida Mendonça Junior, 1871 – entre ruas Manoel Eudóxio Pereira e Professor Tostes, atrás do Supermercado Santa Lúcia da Av Padre Júlio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *