II Fórum de Boas Práticas na Administração Pública tem participação do MP-AP

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Nos dias 24 e 25 de maio, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizará o II Fórum Permanente de Boas Práticas na Administração Pública com a participação do Ministério Público do Amapá (MP-AP). Com o tema “Gestão de Pessoas”, o encontro objetiva proporcionar a troca de experiências entre instituições das esferas federais, estaduais e municipais visando à melhoria na gestão dos órgãos públicos.

Vários temas serão abordados, como por exemplo, Gestão por Competências, Gestão de pessoas, capacitação, liderança e controle interno e dos poderes, nos dois dias de debates e palestras que serão realizadas por especialistas das instituições participantes e por convidados de outros Estados, no Plenário do TRE-AP.

Elionai Dias da Paixão e Rodinei Silva da Paixão, diretores do Departamento Financeiro (Definc) e de Tecnologia da Informação (DTI) do MP-AP, respectivamente, vão apresentar o projeto “Custo MP”. Será a primeira apresentação, no segundo dia do evento, às 8h, no plenário do TRE.

Segundo os diretores do MP-AP, o projeto tem por base alguns aspectos e tendências. Primeiro por iniciativa da administração na formalização da “Comissão Custos MP”, que é presidida pela diretora-geral e promotora de Justiça, Ivana Cei, em busca de economicidade e racionalidade nos gastos da instituição. Por outro lado, há uma convergência da Contabilidade Pública Nacional que está migrando para esse enfoque nas contas públicas e nos gastos na administração. E, ainda, por estar o projeto “Custo MP” alinhado ao que vem sendo amplamente debatido pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) nas reuniões do Fórum Nacional de Gestão do MPs para implementação em todas as unidades do país.

Para o chefe de gabinete da Procuradoria-geral de Justiça e diretor-geral em exercício, João Paulo Furlan, essa troca de experiência na administração pública é necessária e poder compartilhar os projetos bem sucedidos na gestão do Ministério Público é um privilégio. “O trabalho realizado pela Comissão Custos MP tem sido imprescindível na nossa administração que está em constante busca de melhor eficiência na gestão administrativa e finalística”, ressaltou Furlan.

Para participar do evento, os interessados poderão se inscrever no site do TRE ou nos dias do Fórum. Em 2015, mais de 600 pessoas participaram dos dois dias de Encontro, que teve como tema o “Controle Interno” nas instituições.

O Fórum é organizado pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/TRE/AP), com o apoio da Diretoria Geral do Tribunal, Secretaria de Tecnologia e Informação (STI/TRE-AP) e Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP/TRE-AP) e, na realização do evento, conta com a parceria do MP-AP, bem como do Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP); Controladoria Geral da União (CGU); Ministério Público Federal (MPF/AP); Justiça Federal; Universidade Federal do Amapá (Unifap); Governo do Amapá; Prefeitura Municipal de Macapá (PMM); Tribunal de Contas do Estado (TCE/AP); e Associação dos Municípios do Estado do Amapá (Ameap).

Programação:

Evento: Fórum Permanente de Boas Práticas na Administração Pública.
Tema: Gestão de Pessoas.
Local: Plenário do TRE-AP

Data: 24/05 – 1º dia – NOITE
18h30 – Credenciamento
19h – Abertura – Desembargador Carlos Tork (Presidente do TRE/AP)
19h15 – Palestra “Visão Moderna da Gestão de Pessoas na Administração Pública”.
Palestrante: Thayanne Fonseca Pirangi, Coordenadora da COEDE/TSE
20h15 – Palestra “Gestão por Competência”.
Palestrante: Marcílio Lira Souza Filho,Coordenador da CODES/TRE/AP
21h – Divulgação e premiação do resultado do concurso de artigos.

Data25/05
Manhã – Painéis de formação
8h – Controle de Custos e Consumo – Ministério Público do Amapá
9h – Sistema Integrado dos Controles Internos dos Poderes – CGE
Intervalo
9h15 – Mesa redonda – Tema: Política de Capacitação para Aquisições.
10h15 – Mesa redonda – Tema: Contratação Emergencial

Tarde – Apresentação de Boas Práticas
14h – Programa de Acompanhamento de Desempenho das Lideranças -TRE/AP.
15h – Programa de Capacitação de Servidores da UNIFAP
Intervalo
16h15 – Apresentação “Projeto Valorização das Pessoas” – TJAP.
17h15 – Palestra “Governança em Gestão Pública de Pessoas” – TCU .

SERVIÇO:

Gilvana Santos / Ascom MP-AP, com informações da Ascom TRE-AP
Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Estado do Amapá
Contato: (96) 3198-1616 / Email: asscom@mpap.mp.br

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