III Comertec Jr. apresenta as novidades do mercado da comunicação e da tecnologia

Palestra, mesa redonda, minicursos, apresentação de artigos científicos e de trabalhos práticos nas áreas de audiovisual, internet, fotografia, publicidade e redação jornalística, e a novidade deste ano, o Startcom. Tudo isso será oferecido no III Comertec Jr., já considerado o maior congresso de comunicação do Amapá e que tem como tema, este ano, “Comunicação, convergência e novos mercados”. Em parceria com o Sebrae, Canal Futura, Crível Comunicação, Cereja Marketing e Aspas – Associação dos Pesquisadores de Arte Sequencial – o evento vai ser realizado na sede do Sebrae, em Macapá, nos dias 6, 7 e 8 de junho.

O III Comertec Jr. é uma realização do grupo de pesquisa Comertec – Comunicação, Mercado e Tecnologia, do qual fazem parte pesquisadores de diversos estados brasileiros e de outros países. Sob a coordenação da professora Cláudia Arantes, o Comertec está vinculado ao curso de Jornalismo da Universidade Federal do Amapá (Unifap) e busca produzir projetos e pesquisas sobre a tríade comunicação, mercado e tecnologia.

O Congresso

O Comertec Jr. nasceu em 2017 com o objetivo de dar espaço para os estudantes de Jornalismo da Unifap apresentarem projetos e pesquisas desenvolvidos nas disciplinas do curso de Jornalismo e, ainda, possibilitar a troca de experiências e a atualização dos conteúdos por meio de palestras, minicursos e apresentação de artigos científicos.

O evento cresceu e, este ano, graças à parceria com o Sebrae, será realizado na sede da entidade, em Macapá. A expectativa é de reunir 300 pessoas na abertura, que acontecerá na noite de 6 de junho. A palestra de abertura será com o gerente de distribuição do Canal Futura, José Brito Cunha, especialista em cultura digital e educação, e que irá falar sobre educação e plataformas digitais. Na ocasião, ele irá anunciar o fechamento da parceria entre o Canal Futura e a Unifap, que vai permitir que produtos audiovisuais produzidos por alunos de Jornalismo da universidade sejam veiculados pelo canal educativo.

Além da parceria com o Sebrae, outra novidade será o Startcom, que vai auxiliar interessados em empreender na área da comunicação a montarem suas próprias startups. O Startcom vai acontecer no segundo dia do evento, das 8h às 22h, inclusive com ações práticas dos participantes, e premiação no final do evento.

O professor Jacks Andrade, mestre em Desenvolvimento Regional, será o coordenador do Startcom pelo grupo Comertec. Segundo ele, “o Startcom busca despertar e fomentar o empreendedorismo na área da Comunicação Social, através da metodologia de startup. Dessa forma, pretendemos ampliar o mercado de comunicação no estado do Amapá, estimulando universitários e novos empreendedores a pensarem e investirem nessa área que, hoje, apresenta grande potencial de crescimento”, elucidou Jacks.

O III Comertec Jr. abrirá espaço , também, para a pesquisa científica e para a produção de trabalhos práticos, No dia 7, serão apresentados artigos científicos nas seguintes temáticas: Mídias alternativas e novas práticas jornalísticas; Jornalismo, tecnologia e convergência; Análise de mídia, gestão e estratégias comunicacionais; e HQ, vinculado à ASPAS – Associação dos Pesquisadores de Arte Sequencial. Haverá no dia 8, pela manhã, minicursos de Marketing na era 4.0, Imersão fotográfica, Assessoria de Imprensa em Rádio, Canvas e Roteiro em Quadrinhos. E, à tarde, apresentações dos melhores produtos práticos nas áreas de Redação Jornalística, Audiovisual, Fotografia, Web e Trabalhos Publicitários.

Para a coordenadora do Comertec, professora Claudia Arantes, o crescimento do evento ocorreu graças ao esforço dos integrantes do grupo, que estão empenhados em ampliar o Comertec Jr. e torná-lo um congresso de comunicação de referência no Norte do país. “A união de pesquisadores de diversos locais, com olhares e experiências diferentes, possibilita buscar cada vez mais oportunidades de crescimento para o grupo e o fortalecimento de um ambiente de pesquisa para os alunos”, ressalta Claudia.

As inscrições para o III Comertec Jr. já estão abertas, basta acessar o link: https://www.comertec.org/eventos. Além da inscrições no site, é preciso levar dois quilos de alimentos não perecíveis e/ou ração no dia da abertura do evento. Os alimentos serão doados para a Casa da Acolhida Marcello Candia, em Santana, e para o orfanato Ciã Katuá. A ração será dividida entre as ONG’s Gateiros Tucujus e Anjos Protetores.

Fonte: Repiquete no Meio do Mundo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *