III Edição da Mostra Sesc de Cinema segue hoje, no Céu das Artes

Iniciada no último domingo (24), a III Edição da Mostra Sesc de Cinema segue nesta sexta-feira (29), a partir das 19h, no Céu das Artes . O evento tem como objetivo promover a difusão do circuito cinematográfico brasileiro, sendo uma iniciativa de valorização da produção audiovisual no país. Lançada em 2017, conta com representantes de todas as regiões, procurando ampliar o acesso da população a uma filmografia que expresse a diversidade da produção contemporânea. A entrada é gratuita.

Em sua terceira edição, a Mostra SESC de Cinema já se consolidada como um importante evento sobre a sétima de arte, principalmente pela seleção de curtas-metragens divididos por regiões do Brasil. De Norte a Sul, há narrativas e estilos para todos os gostos e estilos. E pelo que podemos observar, o foco do ano é sua diversidade identitária de possibilitar infinitamente a escolha-estágio do ser.

Programação:

Mostra Infantojuvenil
Dia: 29/11/2019
Hora: 19h
Local: Céu das Artes – Infraero II
Classificação: Livre

Mostra Região sudeste
Dia 27/11/2019
Hora: 19h
Local: Auditório da biblioteca Elci Lacerda
Classificação: 16 anos.

Mostra Região Sul
Dia 28/11/2019
Hora: 19h
Local: Auditório Da Biblioteca Elci Lacerda
Classificação: 16 anos

Especificações de cada filme separado por suas respectivas regiões:

Infantojuvenil

O MALABARISTA – GOIÂNIA (GO), 2018.
Direção: Iuri Moreno
Duração: 0:10:55
Classificação: Livre
Sinopse: Documentário em animação sobre o cotidiano dos malabaristas de rua, que colorem a rotina monótona das grandes cidades.

LILY’S HAIR – GOIÂNIA (GO), 2019.
Direção: Raphael Gustavo da Silva
Duração: 0:14:44
Classificação: Livre
Sinopse: Lily é uma garota negra que não gosta de seus cabelos. Com a ajuda de Caio, seu amigo cadeirante, tenta ter os cabelos do jeito que sempre sonhou.

A CÂMERA DE JOÃO – GOIÂNIA (GO), 2017.
Direção: Tothi Cardoso
Duração: 0:21:51
Classificação: Livre
Sinopse: Uma faixa de luz passa por uma pequena perfuração, e se faz imagem. João descobriu que fotografias são heranças.

POÉTICA DE BARRO – BELO HORIZONTE (MG), 2019.
Direção: Giuliana Danza
Duração: 0:06:12
Faixa etária: Livre
Sinopse: Bucólico, delicado e sensível, o curta-metragem Poética de Barro, animado em stop motion com argilas do Vale das Viúvas de Maridos Vivos e baseado nos trabalhos das ceramistas mineiras, retrata a saga de uma pequena criatura, que precisa sobreviver às vicissitudes da vida. Se todas as barreiras serão transpostas, apenas assistindo para descobrir.

CRAVO, LÍRIO E ROSA – RIO DE JANEIRO (RJ), 2018.
Direção: Maju de Paiva
Duração: 0:20:00
Faixa etária: Não recomendado para menores de catorze anos.
Sinopse: Cê, uma menina de oito anos, tropeça no cadáver de uma adolescente. A aparição do corpo muda drasticamente a vida de Cê e de sua irmã mais velha, Sara.

HORNZZ – RIO DE JANEIRO (RJ), 2019.
Direção: Lena Franzz
Duração: 0:05:00
Faixa etária: Livre
Sinopse: Como cada escolha reflete em nossas vidas? Através da narrativa surrealista de Hornzz, acompanhamos as escolhas e desafios da menina Lu, viajando por experiências únicas em cenários lúdicos.

REGIÃO NORTE

FRANCISCO – RIO BRANCO (AC), 2018.
Direção: Francisco Teddy Falcão
Duração: 0:19:57
Faixa etária: livre
Sinopse: FRANCISCO tenta viver a sua vida longe de tudo o que lhe faz lembrar um episódio específico na sua infância: a morte de seu pai, que fora vítima de um crime de ódio difícil de superar. Mas ao encontrar seus documentos antigos em arquivos velhos em casa, passa a entender o seu papel como homem negro e a importância da luta contra o racismo no Brasil.

O CÉU DOS ÍNDIOS DESÂNA E TUIUCA – MANAUS (AM), 2017.
Direção: Flávia Abtibol e Chicco Moreira
Duração: 0:26:03
Faixa etária: Livre
Sinopse: O documentário O Céu dos Índios Dessâna e Tuiuca tenta desvendar a astronomia indígena produzida por estas etnias amazônicas que acreditam no conhecimento do céu como saber complementar às suas vidas na terra. Com foco no diálogo entre gerações e a reinserção na tribo, jovens da Aldeia Cipiá, no Amazonas, voltaram a olhar para o céu – para as Constelações do Homem Velho, da Ema, da Surucucu… – com o projeto do pesquisador indígena Jaime Diákara, índio dessana, mestre em antropologia cultural. Com relatos de velhos sábios e recursos tecnológicos dos planetários móveis, os jovens pesquisadores indígenas vão redesenhar o céu visto por seus antepassados, numa fluida expedição pelo céu da Amazônia. Ciência e Poesia. Ciência e tradição. Os índios acreditam que somos uma cópia imperfeita dos nossos eus que moram no céu.

NO RIO DAS BORBOLETAS – MANAUS (AM), 2017.
Direção: Zeudi Souza
Duração: 0:21:00
Faixa etária: Não recomendado para menores de catorze anos
Sinopse: Quatro mulheres, um rio, uma jornada em busca de ajuda no grande rio amazonas.

A BESTA POP – BELÉM (PA), 2018.
Direção: Artur Tadaiesky, Fillipe Rodrigues e Rafael B Silva
Duração: 1:21:00
Faixa etária: Não recomendado para menores de dezesseis anos.
Sinopse: Em um futuro distópico durante o último dia que antecede o apocalipse, em meio a implementação de um governo totalitarista, fanatismo religioso e a alienação da sociedade, um grupo de jovens decide burlar o toque de recolher como forma de escapismo do tédio de suas vidas. Eles têm seus caminhos entrelaçados no melhor lugar para estar no fim do mundo, na festa A Besta Pop.

CHAMANDO OS VENTOS: POR UMA CARTOGRAFIA DOS ASSOBIOS – BELÉM (PA), 2018.
Direção: Marcelo Rodrigues
Duração: 0:13:49
Faixa etária: Livre
Sinopse: “Chamando os Ventos: por uma cartografia dos assobios”, é um documentário sobre a ação imaginante de chamar os ventos por meio de assobios. Dinâmica esta que envolve entretenimento, ancestralidade, afetividade, memória, imaginação. Nos relatos, os assobios alimentam o imaginário em sua comunicação com a energia fundamental que emana da natureza.

REGIÃO NORDESTE
MATEUS – RECIFE (PE), 2017.
Direção: Dea Ferraz
Duração: 1:19:20
Faixa etária: Livre
Sinopse: Dois palhaços, Jurema e Mosquita, num fusca 78, seguem para a Zona da Mata Norte de Pernambuco em busca dos palhaços da cultura popular: os Mateus, dos grupos de cavalo-marinho. Um documentário de busca, que faz do encontro a possibilidade de um cinema que entende o acaso como força criativa.

ILHA – MURITIBA (BH), 2018.
Diretor: Ary Rosa e Glenda Nicácio
Duração: 1:32:15
Faixa etária: Não recomendado para menores de dezesseis anos.
Sinopse: Emerson, um jovem da periferia, quer fazer um filme sobre a sua história na Ilha, lugar onde quem nasce nunca consegue sair. Pra isso, ele sequestra Henrique, um premiado cineasta. Juntos, eles reencenam a própria vida, com algumas licenças poéticas. O plano começa e a partir de então não há mais limites, afinal, cinema também é jogo.

AURORA – ARACAJU (SE), 2017.
Direção: Everlane Moraes
Duração: 0:15:00
Faixa etária: Livre
Sinopse: Um ensaio cinematográfico sobre as angustias que sofre uma mulher em três diferentes fases de sua vida. Uma peça teatral em que três mulheres reinterpretam seus conflitos em um palco abandonado, que simboliza o próprio sentido da vida.

AQUELES DOIS – CEARÁ, 2018.
Direção: Émerson Maranhão
Duração: 0:15:00
Faixa etária: Não recomendado para menores de doze anos.
Sinopse: Caio José tem 25 anos e é enfermeiro, Kaio Lemos tem 38 e é pesquisador acadêmico. Eles têm boa formação intelectual, amigos, família e em nada se diferenciariam dos tantos rapazes que vivem realidades similares não fosse pelo fato de serem homens transgêneros.

TIPOIA – MACEIÓ (AL), 2018.
Direção: Paulo Silver
Duração: 0:16:34
Faixa etária: Livre
Sinopse: Obra inacabada. Antes que seja tarde.

ESTRANGEIRO – JOÃO PESSOA (PB), 2018.
Diretor: EDSON LEMOS AKATOY
Duração: 1:55:00
Faixa etária: Não recomendado para menores de catorze anos
Sinopse: Elisabete (Cecilia Retamoza) viveu sua infância com seus pais na paradisíaca praia de Tabatinga, no nordeste do Brasil. Distante do contato com outras crianças, tinha em Daniela (Bruna Belmont) sua única amiga. Devido a um misterioso trauma, Elisabete abandona o seu lar e nunca mais permanece em um só lugar. Aos trinta anos, Elisabete anseia por uma identidade. Ela não se sente confortável em sua própria pele, uma estrangeira em seu mundo.

RASGA MORTALHA – SÃO DOMINGOS DO CARIRI (PB), 2018.
Diretor: Pattrícia de Aquino
Duração: 0:15:00
Faixa etária: Livre
Sinopse: Baseado na lenda da “Rasga Mortalha” , o filme conta a história de Seu Arlindo , um senhor que vive no interior da Paraíba e que passa a ouvir os rumores da vizinhança e os barulhos da coruja agourenta. Preocupado com a situação, Seu Arlindo passa a acreditar que a coruja está matando as pessoas do município, sendo assim, ele planeja a captura da ave, a fim de acabar de uma vez por todas com a tristeza da população local.

CENTRO-OESTE
ENTRE PARENTES – BRASÍLIA (DF), 2018.
Direção: Tiago de Aragão
Duração: 0:27:49
Faixa etária: Livre
Sinopse: Um ano após impeachment presidencial, Brasília recebe a maior mobilização indígena durante a 14ª edição do Acampamento Terra Livre, no final de abril. Enquanto isso, na mesma Esplanada dos Ministérios que abriga barracas de povos indígenas de todo o Brasil, parlamentares articulam uma agenda de retrocessos à causa indígena. Os parentes não deixarão de lutar.

A PRAGA DO CINEMA BRASILEIRO – BRASÍLIA (DF), 2018.
Direção: William Alves e Zefel Coff
Duração: 0:27:23
Faixa etária: Não recomendado para menores de dezoito anos.
Sinopse: Com a pedra da 3ª força, ZÉ DO CAIXÃO, retorna ao passado, na virada do milênio, no dia 2/2/2000 com a função de evitar o TERROR POLÍTICO do Brasil instituído pelo CAPETAL e seus canalhas CAPETALISTAS, infiltrados nos setores estratégicos e que arrastou o país para o 5º dos infernos com as bençãos dos boizebus, das diabas e dos satanazes dos 3 poderes. ZÉ DO CAIXÃO, abre um portal para os infernos do passado onde liberta antigos filmes sequestrados pelo Capetal, pois estes trazem a luz, as palavras dos profetas que tudo viram e que tudo sabiam.

PARQUE OESTE – GOIÂNIA (GO), 2018.
Direção: Fabiana Assis
Duração: 1:10:00
Faixa etária: Não recomendado para menores de dez anos.
Sinopse: Depois de ser vítima de violência do Estado, em Goiânia, Brasil, uma mulher reconstrói sua vida, transformando seu luto em luta para que todas as mulheres e homens possam viver em um mundo mais justo, em que os direitos humanos básicos, como o acesso à moradia, possam ser assegurados.

GUARÁ – GOIÂNIA (GO), 2019.
Direção: Fabrício Cordeiro e Luciano Evangelista
Duração: 0:20:34
Faixa etária: Não recomendado para menores de doze anos.
Sinopse: No cerrado habitam lobos-guarás e bandeirantes.

MAJUR – RONDONÓPOLIS (MT), 2019.
Direção: Rafael Irineu
Duração: 0:20:00
Faixa etária: Livre
Sinopse: Conheça Majur. LGBTQ+, indígena e chefe de comunicação em uma aldeia no interior de Mato Grosso.

QUILOMBO MATA CAVALO– NOSSA SENHORA DO LIVRAMENTO (MT), 2018.
Direção: Jurandir Amaral
Duração: 0:15:00
Faixa etária: Livre
Sinopse: No Quilombo Mata Cavalo, quilombolas distribuídos em seis comunidades resistem para preservar seus traços culturais, manter a integração comunitária e conquistar a regularização das terras herdadas de seus ancestrais.

REGIÃO SUDESTE
DA CURVA PRA CÁ – VITÓRIA (ES).
Direção: João Oliveira
Duração: 0:19:00
Faixa etária: Não recomendado para menores de dez anos
Sinopse: Dizem que, quando você está sonhando, a única forma de descobrir se é um sonho é acender a luz.

JÉSSIKA- RIO DE JANEIRO (RJ), 2018.
Direção: Galba Gogóia
Duração: 0:18:34
Faixa etária: Livre
Sinopse: Jéssika é uma travesti. Anos depois de deixar o interior do Nordeste, retorna para sua cidade natal. Nessa viagem, reencontra sua história e a si mesma.​

PLANO CONTROLE – BELO HORIZONTE (MG), 2018.
Direção: Juliana Antunes
Duração: 0:16:00
Faixa etária: Livre
Sinopse: O ano é 2016. Um golpe da direita derruba a primeira mulher eleita presidenta no Brasil. Nesse contexto político distópico, Marcela usa o serviço de teletransporte de seu celular para deixar o país, mas seu plano é controle.

REGIÃO SUL

ALMOFADA DE PENAS – FLORIANÓPOLES (SC), 2018.
Direção: Joseph Specker Nys
Duração: 0:12:17
Faixa etária: Não recomendado para menores de doze anos.
Sinopse: Logo após sua lua de mel, Alicia contrai uma doença inexplicável, enquanto seu marido Jordão presencia tudo de modo indiferente. Algo oculto a está enlouquecendo. A doença faz a jovem mulher mesclar a realidade com alucinações monstruosas.

EULLER MILLER ENTRE DOIS MUNDOS – CURITIBA (PR), 2018.
Direção: Fernando Severo
Duração: 1:16:04
Faixa etária: Livre
Sinopse: Euller Miller é um jovem indígena brasileiro da etnia kaiwá que sai de sua pequena aldeia nos arredores de Dourados (MS) para cursar odontologia em uma universidade pública na populosa capital do estado do Paraná. O filme acompanha sua complexa transição entre dois mundos contrastantes e a busca de novos horizontes que não impliquem na perda de suas raízes indígenas.

CATADORA DE GENTE – PORTO ALEGRE (RS), 2018.

Direção: Mirela Kruel
Duração: 0:18:18
Faixa etária: Livre
Sinopse: Catadora de Gente é Maria Tugira Cardoso. Há 30 anos a personagem do filme dedica sua vida a catação de lixo. O filme, através de um tocante depoimento, expõe as ideias a respeito da vida, dos preconceitos e da dura trajetória desta mulher, como tantas outras mulheres catadoras no Brasil. Com sua fala lúcida a respeito da vida e de suas complexidades, Tugira narra sua história e propõe ao espectador uma reflexão profunda sobre as desigualdades sociais do Brasil.

ISSO ME FAZ PENSAR – PORTO ALEGRE (RS), 2018.
Direção: Hopi Chapman
Duração: 0:24:53
Faixa etária: Livre
Sinopse: A rapper Negra Jaque, o slammer Pablo, o dançarino Julinho e o rapper Rael Real enfrentam desafios para sobreviver trabalhando com a cultura hip hop na periferia de Porto Alegre. Este documentário mostra o processo criatívo, as superaçoes e sonhos desta gurizada.

INFORMAÇÕES E AGENDAMENTOS: 3241-4440, RAMAL 239
SALA DA COORDENADORIA DE CULTURA NO SESC ARAXÁ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *