III Festival Educacional de Música do Amapá (FESTMAP)


O Festival Educacional de Música do Amapá (FESTMAP) é um evento que já faz parte da agenda cultural do povo amapaense, principalmente para os músicos de orquestras, coros, bandas, projetos sociais, quartetos, entre outros. Este representa um grande impacto educacional para o Estado, pois traz consigo a oportunidade da troca de conhecimentos, a convivência com músicos de outros locais e o mais importante, a difusão da educação musical.

O Festival Educacional de Música do Amapá é um grande evento, realizado pela Associação Educacional e Cultural Essência (Aece), que este ano tem parceria com a Secretária de Juventude e será realizado no período de 15 à 27 de julho. Evento este que é de fundamental importância para difundir a música no Amapá, pois através dele faz-se o encontro de músicos, oferece a oportunidade do contato com professores bem conceituados no Brasil e fora também. 

O FESTMAP teve inicio no ano de 2011, foi um sucesso e uma grande novidade no que tange a música no Amapá. Professores de renome nacional juntamente com professores do estado estiveram presentes ministrando práticas instrumentais e práticas de conjunto. O ano seguinte -2012-, já estava sendo aguardado por todos que participaram, e novamente foi um evento brilhante, com o envolvimento total dos alunos, onde muitos vieram de outras localidades – como Laranjal do Jari, Vitória do Jarí e Serra do Navio, entre outros – para participar e aprender mais desse mundo encantado da música. 

Vale ressaltar a belíssima produção feita para a apresentação da “Ópera do Malandro” de Chico Buarque, onde os alunos brilharam no palco sobre a direção artística da Professora Natália Lepri. Eventos como o Concerto do Meio Dia já viraram tradição no Festival de Música. As praças da cidade aos poucos são preenchidas pela população que atentamente se dispõe a ouvir as belas melodias tocadas por orquestras ou bandas formadas durante o festival. As noites do mês de julho já tem local e data marcada, pois a população e todos os envolvidos no Festival se dirigem aos concertos realizados em diversos locais. 

Este ano, o Festival traz algumas novidades, bem como, o Prêmio Jovem solista, que oferece a chance de músicos que se inscreverem apresentarem peças de diversos compositores e assim revelarem-se como talentos tucujus e também a apresentação de vários grupos de orquestras e bandas que estarão se inscrevendo para participarem se apresentando em vários bairros da cidade de Macapá, levando a música para toda comunidade oportunizando e criando acesso gratuito a todos que quiserem prestigiar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *