IJOMA DIVULGA CASOS DE CÂNCER REGISTRADOS EM 2017

Cerca de 140 pessoas foram diagnosticadas com câncer no último ano, pelo Instituto do Câncer Joel Magalhães. O mês com maior registro foi em outubro, com 20 casos. Por ser um mês voltado à conscientização ao câncer de mama, conincidentemete, foi o mês que mais registrou mulheres com câncer, foram 15 casos. Com câncer de mama foram diagnosticados 9 casos. Apesar de curável, o câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil, e o segundo na região norte.

O câncer em geral é a segunda causa de óbitos no país, cerca de um terço dos casos novos de câncer no mundo poderia ser evitado se levássemos em consideração a prevenção.

O Instituto do Câncer Joel Magalhães (IJOMA), organização da sociedade civil amapaense, sem fins lucrativos, com atuação em todo o Estado do Amapá, através do Centro de Prevenção, está criando um setor que tem a proposta de formatar os dados estatísticos de serviços prestados e mostrar a evolução do câncer no Amapá, para que possamos melhor trabalhar na prevenção que é o objetivo final da instituição.

O Relatório de Estatística do IJOMA é uma ferramenta que permitirá estabelecer a direção e o caminho a ser seguido para a organização, buscar investimento em ações, compreendendo as atividades necessárias para determinar as metas a serem atingidas com base nesses casos registrados pela entidade.

Para isso, a Coordenação de Controle de Dados do IJOMA desenvolveu, neste primeiro momento, o relatório de casos de câncer registrados no ano 2017, com a perspectiva do mesmo ser apresentado trimestralmente, cujo foco é copilar todos os dados do instituto, como pacientes atendidos, doações, receitas e despesas, dando mais transparência, com o objetivo de ter base de informações necessárias para aumento do potencial de prevenção e detecção precoce da doença.

Segundo a estimativa do INCA – Instituto Nacional de Câncer, para o biênio 2018/2019, casos novos de câncer estão previstos, como os mais frequentes que serão os cânceres de próstata (68.220 casos novos) em homens e mama (59.700 mil) em mulheres.

Esta publicação é uma fotografia do cenário atual do câncer no Brasil e uma importante ferramenta para o controle da doença, uma vez que auxilia no planejamento de políticas públicas e gestão dos recursos, além de alertar a população para a adoção de hábitos saudáveis.

SERVIÇOS

Apresentação do Relatório de Casos de Câncer em 2017.
Data: 17 de Maio, quinta-feira.
Hora: 9h00
Local: Auditório do IJOMA – Av. Dr. Silas Salgado, atrás da CTMAC, no bairro Alvorada.

Raphael dos Santos, Comunicação do IJOMA.
Móbile: 98116-8717
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *