Ilê de Oxum Apará – Abyoá e o Afroaxé Filhos de Zambi promovem o I Rufar dos Tambores

A Associação Beneficente Ilê da Oxum Apará – Abyoá e o Afroaxé Filhos de Zambi promoverá neste sábado, 13, o I Rufar dos Tambores na Fortaleza. O evento inicia com a Roda de Capoeira, às 17h, na área interna da Fortaleza São José de Macapá.

A tradicional Celebração dos Quilombos, presidida pelo Padre Paulo e todos os sacerdotes da Umbanda e Camdoblé presentes, ocorrerá às 18h. Às 20h, haverá o Rufar dos Tambores e homenagens aos Pretos Velhos.

O Rufar dos tambores vai ecoar, precisa ecoar, segundo o Pai Salvino, como um grito de resistência, memória e festa para lembrar a todos que a cultura e a fé afro-religiosa precisa ser conhecida, respeitada e valorizada por todos.

No aspecto religioso, os africanos buscaram sempre manter suas tradições de acordo com os locais e religiões de onde haviam saído do continente africano. Em todos os aspectos o negro contribuiu com a cultura brasileira. A prática da capoeira, o samba, afoxé, maracatu, congada, lundu são exemplos da influência negra na cultura brasileira. São exemplos de participação religiosa africana o candomblé, a umbanda, quimbanda e o catimbó.

O projeto visa agregar, combater todo tipo de preconceito e intolerância religiosa. Segundo o padre Paulo Roberto Souza, a sociedade precisa entender para compreender e respeitar todas as grandes tradições religiosas que existem no Brasil. “Queremos mostrar que é possível celebrar a vida, a esperança e amor, mesmo que a forma de expressar nossa fé seja diferente afirmou o sacerdote da Igreja Católica”.

Segundo o Pai Salvino, o evento será aberto ao público e a todos que acreditam numa sociedade, onde o respeito e o amor possam superar as barreiras e ódio.

Serviço:

Iº Rufar dos Tambores na Fortaleza
Dia: 13 de maio
Horário: das 17h às 23h (entrada franca)
Local: Fortaleza São José de Macapá

Fonte: Diário do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *