IMENA realiza projeto “Fala Nega!”.

imena

O Instituto de Mulheres Negras do Amapá (IMENA) irá realizar o Projeto “Fala Nega”, no período de janeiro a de maio de 2015.

O Lançamento e a Aula Inaugural do projeto será no dia 15 de janeiro 2015 as 14h00 na Fecomércio – AP, sito a Rua Eliezer Levi, 1097- Centro, e terá como facilitadora a ativista Lúcia Xavier Assistente Social, Fundadora e Coordenadora do CRIOLA – RJ.

O “Fala Nega!” objetiva instrumentalizar lideranças de mulheres negras para o enfrentamento ao racismo e o sexismo institucional, através de um programa de promoção e informação.

Segundo a Presidente do IMENA, Maria Lourdes Tavares, o projeto contribui para o fortalecimento da mulher no espaço que ela ocupa na sociedade. “Além de contribuir com a ampliação da participação da mulher negra nos espaços em que a mesma já está inserida”, declarou a presidente.

Inicialmente o projeto atenderá vinte mulheres negras vinculadas às organizações também de mulheres negras, da área rural e urbana, preferencialmente as que atuam no enfrentamento ao racismo, sexismo institucional e a outras formas de violação de direitos.

O “Fala Nega!” pretende alcançar os municípios de Macapá, Laranjal do Jarí, Itaubal do Piririm, Mazagão e Calçoene, o que consequentemente alcançará indiretamente noventa mulheres.

O programa será desenvolvido em cinco módulos, sendo três módulos teóricos, com temáticas divididas em: Enfrentamento ao racismo e sexismo Institucional, o Feminismo Negro, advogacy e Controle Social todos com a transversalidade do racismo e sexismo institucional.

Também serão aplicados mais dois módulos para elaboração, produção de materiais informativos educativos e midiáticos para a campanha de enfrentamento ao racismo e Sexismo Institucional.

A realização desse projeto fomentará a discussão da atuação em rede, que irá colaborar para o processo de construção coletiva do movimento das mulheres negras do Estado do Amapá. O que favorece consideravelmente a valorização de suas identidades e de seu protagonismo étnico-racial.

O Projeto “Fala Nega!” É financiado pela Secretaria de Políticas para as Mulheres- SPM e pela Secretaria Extraordinária da Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR do Governo Federal.

Contatos para Informações:
Lourdes Tavares (96) 99114-3635 (WhatsApp) / 99906-8424 / 98106-2191

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *