Imunização contra Covid-19: idosos de 84 anos começam a ser vacinados

A Prefeitura de Macapá segue avançando na execução do Plano Municipal de Imunização contra a covid-19 e desta vez os idosos de 84 iniciarão a imunização, que será feita a partir das doses remanescentes. As primeiras doses para este grupo começarão a ser distribuída na quinta-feira (18) de fevereiro nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Marabaixo, Perpétuo Socorro, São Pedro, Novo Horizonte, Brasil Novo e na Policlínica da Unifap, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Assim como feito anteriormente, a vacinação deste público está condicionada ao pré-cadastro feito no site da Prefeitura de Macapá. Caso o idoso ou seus familiares não possuam acesso à internet, o procedimento poderá ser realizado em uma UBS mais próxima. Ainda é necessário levar uma cópia do documento oficial com foto, CPF e do comprovante de residência.

“Orientamos que o familiar do idoso procure a UBS mais próxima de sua casa para realizar o agendamento da vacinação. Adotamos este procedimento para evitar a perda técnica da vacina, porque uma vez aberto, o frasco tem um prazo de validade”, afirmou a coordenadora da Central de Imunização da Semsa, Monique Uchôa.

Acamados

Os acamados continuarão a ser vacinados e para isso, é necessário que o familiar procure uma UBS para identificar a pessoa que está nesta condição e, com isso, uma equipe de Estratégia de Saúde da Família realizará o procedimento na casa do idoso.

Balanço do Dia D

A ação aconteceu no sábado (13) e envolveu 19 pontos de vacinação, sendo dois drive-thrus, um na Zona Sul e outro na Área Central de Macapá e 17 UBSs nas Zonas Urbana e Rural.

“Cada unidade de saúde do município foi um posto de vacinação e toda nossa estrutura e profissionais da Semsa esteve envolvida no Dia D de combate à covid-19. Foi uma ação positiva que servirá de base para as próximas etapas de vacinação”, destacou a secretária municipal de Saúde, Karlene Lamberg.

Para esta fase, o município recebeu 3.203 e desse total, foram usadas mais de 1400 doses. Dessa forma, a rede municipal de saúde ainda dispõe de mais de 1700 doses da vacina contra a coronavírus disponíveis para vacinação.

Ewerton França
Secretaria Municipal de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *