Inauguração da Ponte Binacional pode ocorrer em novembro

PonteBinacionalElton

A inauguração da Ponte Binacional que liga o Amapá a Guiana Francesa pode, enfim, estar próxima! É o que garantem autoridades francesas. O anúncio foi feito ao Senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP), durante café da manhã, nesta quarta-feira (6), na Embaixada da França.

Na reunião, o embaixador da França no Brasil, Laurent Bili, e a Diretora do departamento das Américas no Ministério dos Assuntos Exteriores da República Francesa, Kareen Rispal, informaram ao Senador a intenção do Governo Francês em pactuar com o Governo Brasileiro, o quanto antes, para que a inauguração da Ponte seja realizada no dia 16 de novembro deste ano.

Para Randolfe, esse é um grande passo para o Amapá, uma vez que a ponte está pronta desde 2011 e até agora não foi inaugurada: “A inauguração da Ponte vai trazer diversos benefícios para nosso estado. Essa é, sem sombra de dúvidas, mais uma porta que se abre para o desenvolvimento de nossa região e do país”, comemorou.

2949_pontebinacional147-11

Ponte Binacional

Assim que for inaugurada, a ponte vai ligar o Brasil à França (Guiana Francesa) pelo acesso de Oiapoque a St. Georges, numa estrutura estaiada de 378 metros de comprimento – toda sustentada por cabos.

A Ponte Binacional está pronta desde 2011 e há uma grande preocupação com sua degradação, já que sofre a ação do tempo. Há um aspecto de abandono na estrutura onde deveria funcionar o pátio aduaneiro do lado francês. O Brasil ainda não construiu as instalações necessárias para o seu funcionamento.

senador-randolfe-rodrigues-articula-ponte-binacional-580x386

Audiência sobre a Ponte Binacional

No último dia 22, o Senador Randolfe levou uma comitiva amapaense ao Ministro das Relações Exteriores, José Serra, para uma audiência sobre a ponte. Essa foi a primeira vez, desde o início da construção da ponte Binacional, que um ministro das Relações Exteriores recebeu a bancada amapaense para tratar dos entraves que impedem o funcionamento do acesso à Guiana Francesa pela ponte Binacional.

O grupo falou das vantagens que o Amapá terá com a abertura do acesso pela ponte; dos investimentos feitos até agora e dos ganhos para a economia nacional e estadual.

Assessoria de Comunicação do senador Randolfe Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *