Inaugurado espaço destinado ao desenvolvimento da fronteira Brasil – Guiana Francesa

No dia 26 de Maio foi inaugurado espaço destinado ao desenvolvimento da fronteira Brasil – Guiana Francesa.

Trata-se do Centro Uaçá de Pesquisa e Desenvolvimento da Fronteira, espaço criado pela Uaçá Produções em parceria com a Associação Amapaense de Folclore e Cultura Popular – AAFCP. O Centro Uaçá está localizado na Rua Beira Rio, nº 300, em Vila Vitória de Oiapoque. No local funcionará a Uaçá Produções, empresa em constituição do segmento audiovisual programada para produção de filmes e vídeos com conteúdo local, voltados para programas de televisão e internet.

A AAFCP ocupará uma sala do Centro Uaçá onde disponibilizará para pesquisadores, professores, alunos e população interessada, uma pequena biblioteca com acervo composto de livros, CDs, DVDs, relatórios de pesquisas e outros materiais. A AAFCP é uma entidade da sociedade civil, com sede em Macapá, e atuante com pesquisa e produção de conhecimento nas áreas da cultura, meio ambiente e desenvolvimento comunitário no estado do Amapá desde 2007. Recentemente a entidade recebeu prêmio de excelência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, por trabalho realizado com o patrimônio cultural em cinco municípios amapaenses.

No lançamento do último sábado estavam presentes pessoas das cidades de Régina, São George (Guiana Francesa), Oiapoque e Macapá, professores, pesquisadores, agentes comunitários, profissionais do turismo, músicos e capoeiristas.

Assim, o Centro Uaçá vem para contribuir na formação da população com a oferta de cursos, oficinas, etc, dirigidas tanto para o mercado de trabalho quanto para a promoção do desenvolvimento humano e social. Também promoverá a realização de pesquisas em diversas áreas e a divulgação do potencial e da viabilidade econômica ambientalmente sustentável da região da fronteira Brasil – Guiana Francesa.

Mais informações com responsáveis pela ação: Iran Lima de Sousa e Decleoma Lobato Pereira 96 99907 5756 / 8124 5756 (WhatsApp)

Texto e fotos: Marcelo Sá.

Fonte: Amapá no Mapa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *