Inclusão de pessoas com deficiência é tema de roda de conversa

A Prefeitura de Macapá promoveu na terça-feira, 26, na Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), uma roda de conversa para discutir e sensibilizar a população sobre a inclusão e assistência social de pessoas com deficiência. A programação teve como tema Acolhimento e Atenção social. A finalidade é romper preconceitos, discutir diferenças e falar sobre os serviços da rede socioassistencial da gestão municipal.

“O encontro é o primeiro momento de uma série, que buscará desenvolver temáticas que dizem respeito à inclusão e aos serviços de assistências, como Benefício de Prestação Continuada (BPC), Passe Livre de Pessoa com Deficiência, entre outros”, frisou a titular da Semast, Naldima Flexa.

“A intenção é trazer essas pessoas para fazer o primeiro contato e conhecer a realidade da comunidade onde elas vivem. Começa com a proposta de uma roda de conversa com técnicos da Semast, mas segue com uma ação maior de assistência social com as pessoas com deficiência. Queremos romper essa questão das diferenças, no sentido de se conscientizar que todas as pessoas possuem suas potencialidades e procurar romper com os preconceitos que existem com pessoas com deficiência”, ratificou o coordenador de Mobilidade e Acessibilidade Urbana, Jodoval Farias.

Para Elina dos Santos, que tem um filho com deficiência, a roda foi um momento de esclarecimento, onde pôde falar das muitas barreiras que sua família enfrenta. “Além do preconceito, que ainda existe, temos que ‘lutar’ de fato pelas garantias dos nossos direitos, e com perseverança quebramos todo dia uma barreira. Esse evento já é o início de mudança nas nossas vidas”.

Lilian Monteiro
Assessora de comunicação/Semast
Contato: 99909-7556

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *