Inclusão e cidadania: Prefeito Clécio participa de II Congresso Amapaense sobre Síndrome de Down

O prefeito Clécio Luís, acompanhado do senador da República, Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), participou, nesta sexta-feira, 3, no Anfiteatro da Universidade Federal do Amapá (Unifap), do II Congresso Amapaense sobre Síndrome de Down. O evento, que encerrará no próximo domingo, 5, reúne pais, professores, gestores e estudantes para discutir maneiras de inclusão das pessoas com Síndrome de Down. A iniciativa, que contará com palestras e oficinas, tem o apoio da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).  

De acordo com a coordenadora do congresso, que tem como tema “Vida e Escola: a relação entre a teoria e a prática”, professora doutora Marinalva Oliveira, o evento promove a discussão e troca de experiências entre pais e professores sobre a pessoa com síndrome de Down. Ela ressaltou que essa interação ajuda na formulação de políticas para a inclusão e transmissão do conhecimento científico gerado nas universidades para o público. 


Este congresso é o momento de compartilharmos nossas pesquisas com professores e pais de pessoas com síndrome de Down. Desta forma, mostramos o que estamos desenvolvendo aqui na Unifap e trazer experiências de pesquisadores de outras Universidades de fora do Amapá. Este compartilhamento de experiências ajuda a melhorar a inclusão de cidadãos com esta peculiaridade na sociedade”, explicou Marinalva Oliveira. 

A dona de casa, Ana Lúcia Batista, mãe de Gisele Batista, de 10 anos, que tem síndrome de Down, elogiou a iniciativa e organização do Congresso. Ela afirmou que é a primeira vez que participa e que usará os conhecimentos para melhor educar sua filha. 


Para o senador Randolfe Rodrigues, a iniciativa é fundamental para debater a política de inclusão e cidadania para as pessoas com a síndrome. 

O congresso busca traçar e construir uma política pública para as pessoas com síndrome de Down. É necessário que eles sejam tratados como cidadãos, com deveres e direitos, não como coitados ou excluídos. E nem precisam de políticas especiais e sim política de inclusão na rede regular de ensino e na sociedade, como qualquer outra criança ou estudante. Desta forma, superaremos a segregação e exerceremos a cidadania”, afirmou o senador Randolfe Rodrigues. 

O prefeito, que foi apoiador do I Congresso, quando então vereador de Macapá, destacou que sua gestão tem prioridade a inclusão e a acessibilidade. Na ocasião, ele recebeu um relatório sobre as necessidades das pessoas com síndrome de Down na rede municipal de ensino e garantiu que o município terá uma escola para atender as crianças e jovens com essa peculiaridade. Clécio Luís enfatizou que a educação municipal terá uma escola adequada para alunos com essa particularidade. 


É uma honra estar no segundo Congresso como prefeito, pois participei do primeiro como vereador e apoiador. Sou militante desta causa. Estamos trabalhando para a educação e inclusão das pessoas com síndrome de Down. Neste evento também discutiremos a acessibilidade e educação especial no município de Macapá, pois temos muitas crianças com diversas síndromes na capital amapaense e que não tinham um olhar apropriado para seu acolhimento. É possível sim termos na rede municipal de educação pelo menos uma escola digna para atender um aluno com síndrome de Down e faremos isso”, enfatizou o prefeito Clécio Luís. 
Elton Tavares 
Asscom Prefeitura Municipal de Macapá
Contato: (96) 9154 8850

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *