Inclusão: prefeito Clécio Luís sanciona Lei Municipal dos Surdos

Respeito e inclusão. Foi com essa proposta que o prefeito de Macapá, Clécio Luís, sancionou na manhã desta quarta-feira, 10, a Lei Municipal nº 004/2019, que institui o Dia Municipal dos Surdos. A partir de agora, a data será comemorada anualmente em 26 de setembro, quando serão relembradas as lutas vividas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania, e o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e da cultura surda em todas as instâncias sociais.

O Projeto de Lei é de autoria da vereadora Patriciana Guimarães (PRB). O prefeito disse que a lei vai muito além da criação de uma data. “É um dia para a população conhecer mais as lutas, causas e a comunidade da pessoa surda, a realidade que está diante de nós. É uma data que reforça a luta, a informação, que é a melhor arma contra o preconceito”, enfatizou Clécio.

A autora da matéria agradeceu o chefe do Executivo municipal pela sanção do projeto. “Quero agradecer o prefeito Clécio pela sensibilidade. Quando penso em lançar um projeto, vejo que ele se antecipa. Achei linda a rampa de acessibilidade para cadeirantes feita na prainha da Fazendinha. Sempre colocamos projetos voltados para pessoas com deficiência na câmara. Queremos dar visibilidade a essas pessoas que não têm diferença alguma perante a nós. Estou feliz em poder ver cada um, cada uma que faz parte deste processo conseguir comemorar uma conquista”, contou Patriciana.

“Temos um débito, mas nos próximos dias apresentaremos uma proposta para saudar essa dívida. A Creche Tia Chiquinha foi selecionada por uma fundação americana que trabalha a inclusão, para receber uma capacitação por dois anos e ser preparada para se transformar em uma escola bilíngue. Depois, replicaremos essa metodologia inclusiva, fruto desse convênio, nas demais escolas municipais”, informou o prefeito.

“Nossa comunidade surda comemora uma conquista, estamos conquistando os nossos espaços para combater estereótipos e preconceitos. Isso nos deixa feliz”, disse a presidente da Associação Surdos de Macapá, Maria José Mourão. A cerimônia contou com a presença de Álvaro Bezerra, presidente da Associação de Surdos de Futebol de Macapá; associados de ambas instituições; do diretor-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maycon Magalhães e Sérgio Lemos, secretário do Gabinete Civil da Prefeitura.

Assessoria de Comunicação/PMM
Contato: 99903-5888
Fotos Max Renê

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *