Inclusão social e valorização da cidadania: Sesc inicia atividades sociais com idosos e crianças

sesc1

Por Alessandra Leite

Com o objetivo de promover o crescimento pessoal e interpessoal através de ações que influenciam no processo interativo e na valorização da pessoa idosa, o Serviço Social do Comércio (Sesc) retoma suas atividades com dois projetos assistenciais.

A proposta é abrir possibilidades de preencher o tempo livre de idosos e crianças com programações que possibilitem novas descobertas, e o entendimento de um envelhecimento saudável e com qualidade de vida.

Durante o ano, o Grupo Alegria de Viver (grupo da 3ª idade), realizam atividades que atuam na promoção da saúde, incentivando a reconstrução da autoimagem e autoestima, visando proporcionar o prazer em viver com o convívio da família e de amigos.

Nessas atividades os idosos participam ativamente de reuniões de convivências, roda de conversas, atividades físicas, palestras, passeios, recreação e orientações preventivas no campo da saúde e informações quanto as politicas dos direitos da pessoa idosa.

Segundo a coordenadora do Programa Assistência do Sesc, Cristina Castro, os encontros semanais com os idosos, acontecem sempre as quintas-feiras às 16 horas na Unidade do Araxá e estimulam a convivência em grupos, prazer de viver com plenitude nesta fase de vida, além do convívio familiar. “No Sesc, eles participam de atividades e trabalhos em grupo, interagem com novas formas de conhecimento e compartilham experiências”, afirma.sesc11

Outra atividade que inicia nas unidades Sesc dos municípios de Macapá, Laranjal do Jari e Oiapoque, é o Projeto Resgatando a Cidadania, pertencente ao Programa de Comprometimento e Gratuidade (PCG), que atende crianças e adolescentes de 7 a 12 anos em situação de vulnerabilidade socioeconômica e de risco social.

O critério para participar do programa, é estar matriculado na rede pública de ensino, ter renda familiar de até três salários mínimos e ser assíduo nas atividades. Os alunos participantes recebem um kit uniforme, e passam três dias da semana no horário de seu contra turno escolar desenvolvendo atividades socioeducativas e recreativas, destacando, brincadeiras de grupos, jogos com bola, oficinas de reciclagem, oficina de arte, recreação aquática, sessões de cinema, entre outros.

Serviço
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: [email protected]
Fone: (96)3241-4440 (Ramal 235) / (96)99134-0130
Site: www.sescamapa.com.br
Facebook: Sistema Fecomércio Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *