Índice de Governança e Gestão: TCU e TCE/AP farão um raio-x na saúde pública do Amapá

dacicleide 1 (1)
Dacicleide Cunha – coordenadora da equipe do TCE/AP

O Tribunal de Contas da União (TCU) em cooperação com o Tribunal de Contas do Estado do Amapá (TCE/AP), reunirão com as secretárias Estadual e municipais de saúde, conselhos de saúde e com a Comissão Intergestores Bipartite (CIB), para apresentar o questionário do “Levantamento do Índice Governança de Gestão em Saúde/ciclo 2016”, que fará um diagnóstico da gestão da saúde no Amapá.

Os Tribunais estão trabalhando desde março de 2014, para fazer o levantamento, que finalizará a coleta de dados em abril deste ano. O resultado da análise das informações prestadas será apresentado a cada participante através de um relatório de feedback para cada gestor e presidente de conselhos mostrando a situação dos órgão e entidades perante os parâmetros ideais de gestão da saúde dentro de suas competências. “Iremos sugerir melhorias indicando quais ferramentas a serem implementadas pelo ente público, informando quais são os setores que apresentam mais fragilidades, e no que ele precisa investir para avançar na prestação do serviço de saúde do Estado”, informou Dacicleide Cunha – coordenadora da equipe do TCE/AP, ressaltando que cada órgão terá um questionário especifico, que vai responder sobre liderança, estratégia, atenção básica, média e alta complexidade, assistência farmacêutica, vigilância em saúde, gestão de processos e pessoas, entre outros pontos.

O questionário visa também, o levantamento de informação sobre a adoção de boas práticas de governança e gestão em saúde que, em princípio, refletem a capacidade de uma organização do setor público ser adequadamente governada e gerida, oferecendo melhores serviços de saúde à sociedade. As informações geradas auxiliarão os chefes do poder executivo, secretários de saúde e conselheiros de saúde. “Acreditamos que hoje o grande problema da saúde no país não é a falta de investimento, mas sim a boa gestão na saúde, com esse diagnostico o gestor poderá ter um norte de onde ele precisa investir mais”, enfatizou Dacicleide Cunha.

O questionário estará disponível, a partir da próxima segunda-feira (14), onde cada gestor recebeu um ofício com um código de acesso e orientações para preenchimento. O coordenador nacional do Levantamento, Renato Braga auditor federal de controle externo do TCU, estará no Amapá para palestrar e tirar dúvidas sobre o questionário. A reunião será no auditório do TCE/AP, na terça-feira (15), das 9h às 12h.

Assessoria de Comunicação TCE/AP
Contatos: 96 2101 4759/ 98101 2131

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *