Indígenas do Amapá participam de programação cultural do Sesc

iniossesc1

Por Alessandra Leite

O Serviço Social do Comercio (Sesc) vai desenvolver semanalmente, no período de 13 de março a 21 de agosto, na Casa de Saúde do Índio (Casai), atividades artísticas junto aos indígenas das etnias Waijãpi, Palikur, Waipuna, Caripuna, Tiriyó, kaxuyana, Tikuyana, Galibi, Galibi Marworno e Galibi kalinã.

Como forma de integração vinte indígenas entre crianças, adultos e idosos participaram de um dia cultural oferecido pelo Sesc. Os índios visitaram as instalações da Unidade do Araxá, onde desenvolveram atividades de artes e assistiram a filmes na sala de cinema Charles Chaplin.

A técnica de artes plásticas do Sesc, Simone Silva, ressalta que o trabalho executado durante esses meses será todo baseado em pesquisa sobre as etnias, seus artesanatos, pinturas, cores e formas. “Trata-se na verdade de uma troca de experiências onde nós levamos conhecimento técnico e eles nos retornam com toda a carga cultural repassada entre gerações.” Destaca a técnica.

Na área cinematográfica o objetivo é retratar temas que retomam sua região habitacional onde possa haver identificação com a exibição e também levar o conhecimento de novas realidades.iniossesc

Para a fisioterapeuta do Casai, Felícia Mota, o estimulo criativo e mental é fundamental no processo de recuperação do indígena que se agrava com a ociosidade e melancolia gerado pela distância de seu lar. “É com muita alegria que traçamos a pareceria com o Sesc que prontamente atendeu nossa solicitação com atividades que vão trazer mais qualidade de vida aos indígenas”.

Parceria Sesc e Casai

A casa atende indígenas que saíram de suas aldeias em busca de atendimento médico na capital e que permanecem abrigados ate o fim do tratamento. Com o objetivo de tirá-los da ociosidade o Casai desenvolve há três anos o projeto Saúde em Movimento que agora se alia as atividades de artes plásticas e cinema desenvolvidos pelo Sesc Amapá.

As atividades acontecem no período de 13 a 21 de março, na Casai, no horário de 9h as 11h.

Serviço
Assessoria de Comunicação e Marketing
Email: [email protected]
Telefone: 3241 – 4440 (ramal – 235)/ (96) 99134-0130
Site: www.sescamapa.com.br
Facebook: Sistema Fecomércio Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *