Indígenas não terão seus direitos retirados, garantem senadores do Amapá

Os senadores Randolfe Rodrigues (REDE-AP) e Davi Alcolumbre (DEM-AP), participaram neste sábado (11), de uma reunião com centenas de índios do Oiapoque. O encontro ocorreu em um restaurante da cidade e contou com caciques, lideranças e representes de todas as etnias indígenas das mais de 50 aldeias que compõem o município. Na oportunidade, os congressistas receberam demandas e escutaram dificuldades que os povos enfrentam. Também presentes a prefeita da cidade, Maria Orlanda Garcia (PSDB), vice-prefeito, Erlis Karipunas (PEN) e vereadores locais.

Entre as reivindicações dos índios estão a melhoria dos serviços de energia, água, saneamento básico, transporte escolar e saúde indígena nas aldeias. Eles também pediram a construção de uma Quadra esportiva, Casa de Apoio ao indígena na cidade de Oiapoque, a implementação de Universidade pra dentro das comunidades indígenas e Ajuda na aquisição de grupos geradores via Fundação Nacional do Índio (Funai).

Estiveram presentes no encontro as etnias Galibi, Galibi Marworno, Galibi Kalinã, Palikur e Karipuna. A cidade possui, de acordo com o IBGE, 24.263 habitantes. O município concentra 70% dos povos indígenas do Amapá. Oiapoque é um dos municípios com maior proporção de habitantes indígenas no país. Além do vice-prefeito, que é índio, eles possuem representação na Câmara Municipal da cidade.

Os parlamentares se comprometeram em ajudar no que for possível, dentro das possibilidades de seus mandatos. Davi Alcolumbre disse que dará apoio na aquisição de grupos geradores junto a Funai e Randolfe Rodrigues pediu que os presentes façam um levantamento das prioridades para a destinação de emendas.

Nenhum direito dos povos originários do Brasil, seja aqui no Amapá ou em qualquer outra parte do país, deve ser suprimido. Eu e senador Davi lutaremos para garantir uma vida melhor para os povos indígenas. Essa sempre foi uma bandeira de meu mandato. Destinamos recursos para a construção da quadra esportiva para índios, mas a gestão passada do município não executou, assim como tantas outras alocadas para o Oiapoque, também não executadas. Na administração da prefeita Maria Orlanda será diferente, pois ela tem o mesmo compromisso que temos com os indígenas”, ressaltou o senador Randolfe Rodrigues.

Na ocasião, os indígenas agradeceram o apoio dos senadores para com as lutas dos povos indígenas e também pela recepção que uma comitiva de caciques em Brasília (DF), feita pelo senador Randolfe no final de 2016.

Elton Tavares
Assessoria de comunicação do senador Randolfe Rodrigues
Telefone: 991474038 (também whatsshapp).
E-mail: [email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *