Influenza: Santana vacina mais de 3 mil pessoas contra gripe nos primeiros dias da campanha

A campanha de vacinação contra a Influenza, vírus que causa a gripe, segue no município de Santana em todas as Unidades Básicas de Saúde. No balanço inicial divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), 3.162 pessoas já foram imunizadas, o que corresponde a 7,7% do público-alvo da primeira etapa.

A secretária de Saúde, Ithiara Madureira, reforça que a imunização é extremamente importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis, complicações e óbitos decorrentes da doença e reduz os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. “Por isso os grupos prioritários devem procurar uma unidade básica de saúde do município para se imunizar contra a influenza”, completa.

Em Santana, a campanha teve início no dia 19 de abril e estão sendo vacinadas crianças a partir de seis meses a 6 anos incompletos, gestantes e puérperas até 45 dias após o parto.

O Ministério da Saúde vem ressaltando a importância da vacina contra a gripe para fortalecer o sistema imunológico de grupos prioritários durante a pandemia da Covid-19, evitando uma nova epidemia e a sobrecarga do sistema de saúde brasileiro.

O calendário da campanha foi dividido em três etapas que alcançam também, povos indígenas, trabalhadores da saúde, idosos, professores e demais grupos. A campanha deve se estender até o dia 9 de julho e prevê a imunização de pelo menos 90% dos grupos prioritários.

Vírus influenza

É conhecido por provocar complicações respiratórias graves em pacientes imunodeprimidos, idosos e pessoas com outras doenças, público bastante vulnerável também ao coronavírus.

As pessoas que fazem parte do grupo prioritário para a vacinação contra Influenza e que ainda não foram vacinadas contra a Covid-19, precisam priorizar a dose contra a Covid-19 e agendar a vacina contra a Influenza, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias.

Comunicação – Prefeitura de Santana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *