Informação, interatividade e conciliação no ar: Programas de rádio do Judiciário Amapaense prestam inovadores serviços à população

radio_1 (1)

A Justiça do Amapá está sempre em busca de meios que a aproximem do cidadão. Não há limites para a comunicação, por isso o rádio é mais uma ferramenta adotada pelo Judiciário como meio de viabilizar essa proximidade e facilitar a prestação de serviços e informações importantes aos jurisdicionados.

Existem atualmente três programas radiofônicos na programação do Judiciário que são apresentados no estúdio da Rádio “JudiciRádio Juiz Mário Kaskelis”, todos transmitidos pelas Rádios Universitária e Difusora.

Grade de programação:

------------0Aradio_9

PROGRAMA “CONCILIANDO AS DIFERENÇAS”

Transmitido pela Rádio Universitária 96,9 FM, todas as quartas-feiras no horário de 17 às 18 horas. Foi ao ar pela primeira vez em maio de 2015, o programa ousou e inovou em 2016 quando começou a transmitir e realizar conciliações em tempo real, com autorização das partes. É uma oportunidade para o cidadão saber como acontece na prática uma conciliação, seus métodos, seus benefícios, suas utilidades.

Com entrevistas e notícias, o “Conciliando as Diferenças” é conduzido pelos servidores Sérgio Bringel e Sônia Ribeiro. Além da conciliação, o programa proporciona uma acessível troca de experiências e dicas sobre a solução de conflitos para que o próprio ouvinte utilize em seu dia a dia. O público se torna um multiplicador destes conhecimentos.

Sônia Ribeiro destaca que o programa possibilita ao ouvinte a compreensão do ato de conciliar. “O rádio nós dá a oportunidade de ensinar a diversos públicos sobre a conciliação e a intermediação de um conflito, além de nos proporcionar a troca de ideias por abrir canais de participação dos ouvintes”, disse.

radio_5 (1)

PROGRAMA “JUSTIÇA EM CASA”

Transmitido todas as quintas-feiras, das 15 às 16 horas pela Rádio Universitária 96.9 FM, o programa reúne informações das Justiças Estadual, do Trabalho, Federal e Eleitoral, Ministério Público, Defensoria Pública e OAB. Com uma linguagem simples e de fácil compreensão, tem conquistado os ouvintes dos quatro cantos do Estado do Amapá.

Conduzido pela Assessoria de Comunicação do TJAP, o programa alcança os cidadãos que residem nas localidades mais distantes, tornando-se uma ferramenta democrática em que os ouvintes através das ondas de rádio mantêm o conhecimento atualizado dos serviços da Justiça.

“O rádio é acessível a todos os públicos, de todas as etnias, credos ou limitações. Os programas de rádio possuem uma comunicação mais dinâmica e rápida, atingindo mais pessoas em pouco espaço de tempo, independentemente do local de moradia. É cada vez maior o interesse do cidadão em saber o que acontece no Poder Judiciário e temos satisfação em oferecer essas informações através de várias ferramentas, e uma delas é o rádio”, ressaltou a diretora da Assessoria de Comunicação, jornalista Bernadeth Farias.

radio_7 (1)

PROGRAMA “NAS ONDAS DO JUDICIÁRIO: UM RIO DE INFORMAÇÕES”

Transmitido pela Rádio Difusora de Macapá- 630 AM, todas as sextas-feiras das 11 às 12 horas. Recheado de informações, interatividade e resumo das notícias da semana com assuntos relacionados à Justiça Itinerante, programa Pai Presente, Semanas Estaduais de Conciliação, Cursos, Workshops, Palestras, entre outros, o ouvinte ainda conta com entrevistas sobre temas relacionados ao direito do consumidor, formas de combate à violência doméstica, novo CPC, e outros.

radio_10

“A Resolução nº 85 de 2009, do Conselho Nacional de Justiça, que dispõe sobre a Comunicação Social no Âmbito do Poder Judiciário visa, entre outras coisas, estimular a participação da sociedade no debate e na formulação de políticas públicas que envolvam seus direitos, e é isso o que queremos: a sociedade cada vez mais informada e contribuindo com o nosso trabalho”, disse a desembargadora-presidente Sueli Pini.

E ainda para este segundo semestre de 2016, a Justiça Amapaense lançará mais dois programas JUSTIÇA POR ELAS, que será veiculado todas as terças-feiras, na Rádio Universitária; e aos sábados, o programa JUSTIÇA CONTANDO HISTÓRIAS: a hora da leitura nas ondas do seu rádio, que será transmitido pela Rádio Difusora de Macapá.

Bernadeth Farias
Assessora de Comunicação Social/ TJAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *