Iniciado mais um ciclo do levantamento de infestação do Aedes aegypti

A prefeitura da capital amapaense iniciou mais um ciclo do Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) de 2018. O LIRAa é feito pelos agentes de endemias e acontecerá em todos os bairros da cidade até 22 de agosto, identificando os locais onde há o maior número de focos de criadouros do mosquito.

O levantamento é um instrumento para a orientação das ações de controle das endemias causadas pelo Aedes. Em julho deste ano, as visitas foram concentradas nos bairros apontados pelo último LIRAa como médio e alto risco de infestação do mosquito, totalizando 18 mil visitas domiciliares.

“Os resultados apresentados pelo levantamento nos possibilitam fazer um diagnóstico das áreas em que devemos intensificar nossas ações de combate e controle do mosquito. É muito importante que os moradores recebam nossas equipes e, em casos de suspeita de criadouros, possam entrar em contato conosco por meio do Disk Mosquito [99121-1641] para solicitar a visita de um agente de endemias”, comunica o diretor da Vigilância Ambiental, Josean Silva.

O último levantamento classificou o município de Macapá como médio risco de infestação, tendo como principal foco do mosquito o lixo doméstico e resíduos abandonados a céu aberto.

Jamile Moreira
Assessora de comunicação/Semsa
Contato: 99135-6508

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *