Instituto Federal do Amapá sorteia 440 vagas para curso técnicos

ifap-banca-1

O Instituto Federal do Amapá (Ifap) divulgou na quarta-feira (25) o edital do processo seletivo que vai oferecer 440 vagas para cursos técnicos de nível médio integrado e subsequente nos campi de Laranjal do Jari, Porto Grande, Santana e Oiapoque. Não haverá prova, os candidatos serão sorteados.

As inscrições vão acontecer de forma gratuita de 30 de maio a 3 de junho. O edital está disponível no site da instituição.

Essa é a primeira vez que o Ifap vai ofertar vagas para o município de Oiapoque, a 590 quilômetros da capital. Além disso, a novidade do processo seletivo será a seleção dos candidatos por sorteio, marcado para o dia 12 de junho. Para garantir a vaga, o candidato deve estar presente e, no ato da matrícula, apresentar os documentos exigidos.

Os interessados devem realizar a inscrição via internet pelo site do Ifap a partir do dia 30 de maio, preencher a ficha de inscrição informando todos os dados pessoais e imprimir o cartão de confirmação de inscrição, que será disponibilizado a partir do dia 8 de junho na página do Ifap.

O sorteio é público e será realizado por servidores do quadro de pessoal do instituto, no dia 12 de junho, em local e horário estabelecido no cartão de confirmação. A presença no sorteio é obrigatória, segundo o Ifap, sendo necessária a assinatura da lista de presença e apresentação de documento de identificação oficial com foto.

O candidato deve chegar ao local do sorteio com antecedência de uma hora, conforme estabelecido no cartão de confirmação da inscrição. Quem chegar após o horário não poderá participar do processo.

Neste processo, estão sendo ofertadas vagas para cursos técnicos na forma Integrada na modalidade Proeja (Educação de Jovens e Adultos) e também na forma subsequente, isto é, destinados somente a quem já concluiu o ensino médio, independentemente da idade, com duração de três semestres.

Todos os cursos serão no período noturno, com exceção de uma turma no campus Oiapoque, que será matutina.

No campus Oiapoque, são destinadas vagas às primeiras turmas de estudantes do Ifap, sendo 80 para técnico subsequente em contabilidade, 40 para turno da manhã e 40 para o turno da noite.

No campus Laranjal do Jari, 40 vagas para o curso técnico subsequente em administração e 40 vagas para o curso técnico subsequente em florestas.

Já no campus Santana, são ofertadas 160 vagas, sendo 40 no curso técnico em logística integrado Proeja; 40 para técnico subsequente em logística; 40 vagas para técnico subsequente em comércio exterior e 40 para técnico subsequente em marketing.

E no campus Porto Grande, são 40 vagas para o curso técnico integrado Proeja em agronegócio; 40 para técnico subsequente em agroecologia e 40 para técnico subsequente em agronegócio.

Cotas

Das 440 vagas ofertadas, serão destinadas, por curso e turno, 50% para estudantes egressos de escolas públicas. Deste total de vagas, 50% serão reservadas para candidatos com renda familiar bruta igual ou inferior a 1,5 salário mínimo per capita e a outra metade (50%) será reservada para candidatos com renda familiar bruta superior a 1,5 salário mínimo per capita.

Serão destinados ainda 5% do total das vagas às pessoas com deficiência. As vagas destinadas a esses candidatos, que não forem preenchidas, retornarão ao quadro geral de vagas da ampla concorrência.

Assessoria de Comunicação do IFAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *