A irresponsabilidade da “Céia” (texto de protesto sobre o apagão, sem aviso, dessa madrugada)

Nesta madrugada (02h05 as 06h52), houve um apagão em vários bairros de Macapá. A Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) não avisou que isso aconteceria. O apagão atingiu os bairros Zerão, Universidade, Conjunto da Embrapa, Congós, Muca, Novo Buritizal, Buritizal, Cuba de Asfalto, Vale Verde, Polo Hortifrutigranjeiro, Fazendinha, Jardim Equatoriral, Conjunto da Ego, Beirol, Pedrinhas, Araxá e Santa Inês.

Foram quase CINCO HORAS sem energia elétrica e sem qualquer justificativa da “Céia”.

Um amigo me disse, há cerca de 3h, que a CEA está interligando a subestação da Isolux (empresa contratada para realizar o serviço na linha de transmissão do Linhão de Tucuruí) às subestações da Eletronorte/ CEA. Segundo ele, a interrupção é necessária.

Ok, mas porque diabos não informaram sobre o desligamento que causa prejuízo e desconforto à população? Pra piorar a irresponsabilidade, a CEA não atende aos telefones (0800 096 0196/0800 096 0196) sequer pra dar uma satisfação. Essa empresa deve ser a pior concessionária de energia do Brasil (deve não, tenho certeza que é).

Que a CEA realiza uma sofrível prestação do serviço de energia elétrica à população amapaense, não é nenhuma novidade. Mas já passou de todos os limites da tolerância. Essa foi só mais uma demonstração de falta de respeito com o consumidor e com os direitos do cidadão.

O problema é a falta de planejamento. Pois já que sabem do cronograma dos serviços, porque motivo não avisar o cidadão que paga pelo serviço? Se avisada, a população poderia se preparar.

Será que, com o perdão dos amigos que trabalham lá, a “Céia” não se preocupa com o que o cidadão que paga suas contas de energia vai pensar? Isso é irresponsabilidade em estado bruto. Alguém tem que ser responsabilizado e a empresa precisa avisar quando isso for ocorrer novamente. Afinal, não somos moleques. E mesmo que fôssemos, ainda assim era pra ter respeito. E fim de papo!

*Quando eu finalizei este texto, chegou e-mail da assessoria de comunicação da Eletronorte explicando que o apagão foi “devido ao desligamento geral da Subestação Equatorial, que atende a zona sul de Macapá/AP” (isso é explicação?). E ainda finaliza com “Agradecemos a compreensão”. Ahan, então tá. Só que não!

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *