IV Festimap: Macapá sedia o maior festival de música de todos os tempos

cartaz

O estado do meio do mundo, banhado pelo Amazonas, região fronteiriça entre Brasil e França, cujo acesso só se dá por céu ou água, será palco, entre os dias 7 e 16 de julho, do maior festival de música e projeto de intercâmbio musical já visto na história do Amapá. É o IV FESTIMAP – o Festival de Todas as Músicas, que sob a realização da Associação Essência, trás em sua programação uma grade com mais de 20 cursos; mais de 25 professores, sendo em sua maioria provenientes da França, Guyana Francesa, São Paulo, Rio de Janeiro, Holanda, Cuba, mas também do Amapá; além de uma programação cultural especial, com coral em praça pública e orquestras.

Fotofest

Toda a programação, com exceção dos corais na Praça Veiga Cabral e no shopping Garden, serão cobrados ingressos, pois esta é uma forma de arrecadar fundos para manutenção do projeto social da Orquestra Essência, que promove aula de música, gratuitamente, para centenas de crianças e jovens carentes. Projeto, que por sua dimensão social ganhou repercussão nacional e internacional, tendo um de seus alunos, o violinista Abner Campos, participado de concurso internacional, realiza o sonho de tocar na Orquestra Filarmônica de Berlim e participado de programas na TV Globo, como Encontro com Fátima Bernardes.

Foto2

“Será um grande evento, que reunirá alunos de Macapá, do interior, de outros municípios, da Guyana e da França. Todos os professores virão por meio de parceria, por acreditarem no projeto Essência e por quererem fortalecer o intercâmbio entre nossas fronteiras”, explica o maestro Elias Sampaio, idealizador do festival.

SONY DSC
SONY DSC

Grade de cursos:

Serão sete (7) dias de aula, de manhã e à tarde. A programação de cursos ocorrerá no Colégio Antonio Cordeiro Pontes (antigo GM), localizado na Av. FAB, de 07 a 16 de julho de 2016. Cada pessoa pode fazer até três cursos. A inscrição vai até este domingo, podendo ser feita no colégio ou pelo e-mail [email protected]. É importante ressaltar que o aluno deverá possuir instrumento para as aulas e práticas de conjunto.

Serão ofertados cursos livres nas áreas de sopro, cordas friccionadas, canto e música popular. Sopros: flauta transversal, clarineta, saxofone, trompete, trompa, trombone, tuba. Cordas friccionadas: violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico. Canto: técnica vocal. Música Popular: guitarra, contrabaixo elétrico, piano popular, bateria e percussão. Cursos de Latin jazz, prática de canto coral, prática de banda, prática de orquestra, prática de big band, prática de orquestra latina.

Foto5

Programação Cultural:

Macapá será inundada por sons de todos os estilos e uma grande festa vai celebrar a integração de gente diferente, que fala idiomas distintos, mas que se comunica através de uma linguagem que é universal: a música. A programação cultural do IV Festmap conta com concertos, coral e banda formada por alunos e professores do IV FESTIMAP, como forma de mostrar o que aprenderam. Confira:

Dia 15 de julho (sexta-feira)
Concerto do Meio Dia
Horário: 12h
Local: Praça Veiga Cabral (ao lado do Teatro das Bacabeiras)

Concerto do Meio Dia: a Banda Musical do FESTIMAP, como nas outras edições, se apresenta na Praça Veiga Cabral, convidando o público para os concertos, sob a batuta de Gilberto Massambani, maestro, músico violoncelista, com carreira de mais de 30 anos e professor de música, em São Paulo.

Horário: 19h30
Show “Uma Noite de Música Latina”
Local: Teatro das Bacabeiras
Valor do Ingresso: R$ 10,00 (meia)
Venda de Ingressos no Teatro (no dia do concerto) e com a coordenação do festival.

“Uma Noite de Música Latina”: Big Band do Festival, sob a coordenação de Jorge Castro; Combo de Música Cubana sob Coordenação de Leonardo Martinez e Orquestra de Latin Jazz formada por Professores e Convidados, sob Coordenação do maestro Elias Sampaio.

Dia 16 de julho (sábado)
Concerto Vozes do Amapá
Horário: 17h30
Local: Amapá Garden Shopping

foto8

Concerto Vozes do Amapá: Coral formado por alunos do Festival, sob a regência do Maestro Erivaldo Fraga. Ele é graduado em Música- Regência pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em Licenciatura Plena em Música pela Sociedade Unificada de Ensino Superior Augusto Motta. Ele também é professor do Colégio Pedro II, professor e maestro do Espaço Cultural da Ilha Do Governador, Professor de Educação Musical, Regente Coral e Mestre da Banda Marcial do Ginásio Experimental Carioca Anísio Teixeira e Maestro da Orquestra de Câmera da Ilha do Governador (OCIG). Maestro da Orquestra Villa-Lobos em Caxias, regente do Coral do Projeto CECON – Gardênia azul, em Jacarepaguá e Diretor do Espaço Cultural da Ilha. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Música.

Horário: 19h
Concerto de Encerramento do IV Festimap
Local: Teatro das Bacabeiras
Valor do Ingresso: R$ 5,00 (meia)
Venda de Ingressos no Teatro e na coordenação do festival.

Oficina de coral

I PARTE: Grupos do Curso de Latin Jazz sob Coordenação de Pierre Marrie Levaillant;

II PARTE: Orquestra do Festival, sob coordenação do Maestro Enaldo Antonio;

III PARTE: Banda e Coral do Festival sob Coordenação dos Maestros Gilberto Massambani e Erivaldo Fraga.

Para mais informações sobre cada curso, horários, professores, programação geral, basta acessar o site do Festival: http://www.associacaoessencia.com, facebook: www.facebook.com/AssociacaoEssencia/; ou ligar para os telefones: 98803-3686 / 99160-3401 e 98100-2457.

Rita Torrinha – Assessoria de Imprensa
Contato: 99189-8067

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *