IV Mostra Sesc de Cinema Panorama Norte exibe 11 filmes produzidos na região

Entre os dias 24 e 26 de novembro, o Sesc Amapá vai promover a Mostra Sesc de Cinema – Panorama Norte, em que vão ser exibidos as produções audiovisuais nortistas selecionadas pela mostra que é nacional. O evento busca também debater a sétima arte na região, tendo os cineastas Aron Miranda e André Cantuária como mediadores.

O evento é um recorte da IV Mostra Sesc de Cinema, que tem o objetivo de difundir as produções audiovisuais independentes pelo Brasil. Nesta edição, foram 31 filmes selecionados, dentre eles, 11 são do Norte e 3 do Amapá. Todos estão disponíveis no canal do Sesc brasil no Youtube e, a partir desta quarta-feira (24), as produções nortistas serão exibidas no Sesc Centro, sempre às 19h. Confira o cronograma:

Cena do curta-metragem amapaense ‘Açaí’ — Foto: Jonathan Sansi/Divulgação

Dia 24/11/21 (quarta-feira)

01 – AÇAI/AP (18:44)
Sinopse: O curta “Açaí” conta a saga de Dionlenon, um homem de 30 anos que está acostumado com a vida que leva ao lado da mãe, com quem mora numa periferia de Macapá. Ele sai em busca de dois litros de açaí para almoçar, mas não conta com uma viagem tão distante assim.
Classificação indicativa: Livre

02 – DOCUMENTÁRIO CDA 20 ANOS/AM (27:47)
Sinopse: São duas décadas de momentos memoráveis, alegrias e períodos complexos, a vontade de continuar resistindo nos move à comemoração dos 20 anos do Corpo de Dança do Amazonas – CDA. Foram várias ações realizadas, mais de 50 obras criadas com a colaboração de artistas do Brasil e do exterior, diversas parcerias estabelecidas e muitos projetos desenvolvidos. Durante todo este percurso passaram mais de 80 integrantes, entre bailarinos, diretores e parceiros, que contribuíram com o crescimento da companhia. Reconhecer o passado e compreender o presente é um bom caminho para planejar o futuro, se reinventar e persistir no caminho para que a arte da dança sobreviva.
Classificação indicativa: Livre

03 – BENZEDEIRA – MARIA DO BAIRRO/PA (15:01)
Sinopse: Sinopse: O curta irá imergir no universo da benzedeira Maria do Bairro que escolheu o silêncio para dividir a sabedoria que lhe foi confiada. Esta ciência da natureza se esconde ao longe em uma ilha na comunidade do Tamatateua, interior do município de Bragança. Manoel Amorim, conhecido como Maria do Bairro, o preto conhecedor de ervas e benzedor, se dedica à cura do corpo e da alma de quem a procura. O saber que a habita não vem do achismo, mas sim da vivência e resistência direta com a natureza, seus espíritos e filosofia.
Classificação Indicativa 12 anos

04 – A INACREDITÁVEL HISTÓRIA DO MILHO GIGANTE/RR (05:07)
Sinopse: Uma pequena formiga encontra no meio do mato um milho gigante, que ela não consegue carregar sozinha. De passagem por ali, o Tamanduá se oferece para cuidar do alimento, enquanto ela busca ajuda dos familiares. E agora: a formiga confiará no seu maior predador? Inspirado em poema homônimo, “A inacreditável história do milho gigante” é uma fábula contemporânea em forma de um divertido filme de animação, com um final surpreendente.
Classificação Livre

Telefilme ‘Super Panc Me’ (Castanha Filmes) mostra jovem vlogueira que passou 21 dias se alimentando apenas de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) — Foto: Secult/Divulgação

Dia 25/11/21 (quinta-feira)

05 – SUPER PANC ME/AP (55:35)
Sinopse: Gabriela é Blogueira e entregadora de açaí na cidade de Macapá. Ao se deparar com problemas financeiros e pessoais acaba conhecendo Jonas e decide fazer um documentário passando 21 dias comendo apenas PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) para competir em um festival de cinema independente.
Classificação indicativa: Livre

06 – TÁ QUENTE/AM (18:54)
Sinopse: Tá quente é um relato audiovisual dos costumes do manauara que vive na capital. Uma relação de amor e ao mesmo tempo de desconforto com o calor que faz na cidade.
Classificação indicativa: 10 anos

07 – NAZARÉ: DO VERDE AO BARRO/RO (08:03)
Sinopse: Uma família embarca numa viagem em busca de uma nova vida. É na comunidade de Nazaré que constroem uma relação de afeto, respeito e amor com a Amazônia. Em diferentes fases, a jornada de uma família muda conforme as águas de um rio.
Classificação indicativa: Livre

08 – E O QUE SOBROU PARA AS DISTOPIAS/PA (03:00)
Sinopse: É dolorosa a ironia do isolamento social quando a gente já virou imagem há muito tempo. Não cabem mais metáforas sobre a solidão e o individualismo quando agora é obrigatório viver só. O presente é mais absurdo que qualquer ficção futurista, com tudo isso me pergunto: E o que sobrou para as distopias?
Classificação indicativa: Livre

Curta ‘A Montanha Dourada’, produção sobre a mineração no Amapá — Foto: Castanha Filmes/Divulgação

Dia 26/11/21

09 – MONTANHA DOURADA/AP (53:43)
Sinopse: “Montanha Dourada” é um documentário que apresenta o universo encantado e cruel da recente corrida do ouro na Amazônia, através das histórias contadas por pessoas que cruzam o Brasil para trabalhar nos garimpos do Amapá.
Classificação indicativa: Livre

10 – MEUS SANTOS SAÚDAM TEUS SANTOS/PA (13:46)
Sinopse: Em uma viagem de regresso à ilha do Marajó, terra de seus avós, Rodrigo conhece a pajé Roxita e recebe a notícia de que têm guias espirituais de herança. Rodrigo então vive sua iniciação na pajelança marajoara e registra sua relação com Roxita, que será sua guia num encontro com seus ancestrais.
Classificação indicativa: 12 anos

11 – ELIPSES/RO (36:32)
Sinopse: Elipses segundo o dicionário, aquilo que está subtendido, o que não é dito. 5 cenas que retratam a realidade de forma crua e veraz. Um filme que tendo a cidade de Porto Velho como plano de fundo, abordará as questões mais diversas e que muitas vezes não são ditas.
Classificação indicativa: 12 anos

Haynan Iago Araújo – Assessor de Comunicação
E-mail: [email protected]
Cel/WhatsApp (96) 98115-7855

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *