Joca Monteiro, contador de histórias, fazedor de livros

Por Célio Alício

Na terça-feira (12) o ator, diretor, produtor, palhaço, professor, contador de “causos e estórias” Joca Monteiro divulgou seus trabalhos e falou da sua carreira na arte e na educação à jornalista Ana Girlene e seus ouvintes do programa “Café com Notícia”

Nascido Josias Monteiro e conhecido no mundo da arte como Joca Monteiro, talento amapaense que além de artista e professor, também produz artesanalmente, divulga e comercializa informalmente seus livros através de espetáculos, feiras, festivais, entre tantas outras andanças que ele empreende por todo o Amapá e outros lugares do Brasil de Palhaço, professor, ator, multifacetado, contador de histórias, Josias Monteiro, além de professor conhecido como Joca, de 37 anos, produz livros artesanalmente fabricados com material de alta qualidade. Os livros são de grande durabilidade e resistentes a água, uma forma também de se lidar com clima quente e úmido amazônico. Eles vem numa embalagem charmosa e colorida, ideal para os apaixonados por leitura, e são vendidos a R$20.

“Vamos contar e valorizar nossas histórias. O trabalho é todo ele autoral. Eu escrevo, produzo, ilustro e ainda conto com o apoio fundamental do meu pai, dos meus irmãos, enfim, de toda a minha família. A receptividade do público tem sido algo fantástico, andei por todo o estado, lancei os livros em municípios como Oiapoque e Laranjal do Jari”, participei de eventos em outros estados e não perco nenhuma chance de divulgar esse trabalho maravilhoso e que me traz muita alegria”, disse o artista.

Fonte: Diário do Amapá

  • Maravilhoso Joca , conheci vendo contar histórias e dar oficinas lindamente , com o encanto de quem vive o encantamento. Joca é um encantador das palavras , dos corpos , das almas . Joca traduz a ancestralidade do povo brasileiro através de seu afeto , com a sabedoria profunda e singela da cultura amazonense . Vida longa a Joca e sua arte poderosa que contagia a todos com seu amor infinito pela criação . Gratidão meu irmão de alma pelo teu trabalho artístico que aquece nossos corações e da sentido a nossas almas !

  • Joca Monteiro, meu padrinho e inspiração na Arte de Contar Histórias, merecedor de todas as honras e “alufotes”. Te amo, Joca!

  • Uma saudade deste danado !!
    Some não Joca , maltrata a gente com seu silencio e chá de sumiço . Gosto de te ver aprontando feito moleque traquino !
    Cresce não Joca , corre ladeira acima e ladeira baixo atras de seus sonhos feito pipa encantada .
    Cala não Joca , ecoa os mistérios e encantos do Amapá para todas as crianças .
    Aparece Joca , feito Zé Pretinho , de moite ou de dia , em sonho ou ao vivo , mas não nos deixe com tanta saudade
    Vem fazer zueira com os moleques da escola
    Vem dá aula de alegria
    Vem enriquecer a nossa vida com tamanha alegria !!
    Some não Joca …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *