Jogos Escolares Amapaenses iniciam no dia 14 com modalidades paralímpicas

esporteGEA

Cercada de muita expectativa pelos estudantes da rede pública e privada de ensino, está marcado para o próximo sábado, 14, no Ginásio Avertino Ramos, em Macapá, a abertura oficial dos Jogos Escolares Amapaenses 2016. A disputa, organizada pelo Governo do Estado do Amapá (GEA), por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) e Secretaria de Estado da Educação (Seed), traz como novidades para a edição deste ano competições em modalidades paraolímpicas, além do futebol feminino, que servirá como classificatória para a etapa nacional.

A abertura da disputa contará com a apresentação das escolas participantes e de grupos de dança. A estimativa é que cerca de 4 mil alunos participem de modalidades como: basquete, futsal, handebol, vôlei, judô, luta olímpica, tênis de mesa, entre outras. Com representantes de todos os municípios, mais de noventa escolas realizaram a inscrição. Os Jogos Escolares Amapaenses servem como seletiva para a fase nacional prevista para ocorrer nos meses de setembro e novembro.

Para a etapa estadual, as escolas nos municípios realizaram fases classificatórias que decidiram quem serão os representantes de cada cidade. A descentralização das disputas faz parte do planejamento para identificação de atletas de alto rendimento. De acordo com Beneran Santos, da Coordenadoria de Formação Esportiva (Cofe) da Sedel, este ano promete ter uma das mais acirradas competições. “Acredito que em 2016, teremos uma disputa muito mais acirrada, pois, os alunos querem participar da etapa nacional. A motivação é muito grande, porque essa garotada sonha em disputar as olimpíadas, seja em qual for a modalidade. Com isso, vamos incentivar esse espirito”, disse.

Nas modalidades paralímpicas, que serão realizadas pela primeira vez, serão disputadas: goolbol, vôlei sentado, atletismo, tênis de mesa, bocha e natação. As categorias se dividiram em portadores de deficiência visual, intelectual, física, surdez, autismo. Cerca de 20 paratletas amapaense vão competir. “Esse será um ano inédito para o paratletismo. Decidimos fazer, pois nossos representantes têm conseguindo um número muito bom de medalhas fora do Estado. Agora, vamos potenciá-los para que mais resultados expressivos possam surgir para o Amapá”, finalizou Beneran Santos.

Programação de abertura

Dia 14/05/2016 – Ginásio Avertino Ramos
8h30 – Chegada das Escolas ao Ginásio Avertino Ramos
9h15 – Composição da mesa
9h30 – Entoação de hinos nacionais e hasteamento das bandeiras
9h45 – Palavra das autoridades
10h10 – Chegada da tocha olímpica escolar
10h15 – Juramento do atleta
10h30 – Apresentação de grupos de dança

Programação da Tocha Olímpica Escolar

Dia 14/05/2016
09h15 – Saída da tocha olímpica escolar
Local: Escola Estadual Tiradentes
Passagem na Escola Santa Bartolomea Capitanio
Passagem na Escola Estadual Gabriel de Almeida Café
Passagem na Praça da Bandeira (Colégio Amapaense)
Passagem na Escola Estadual Antonio Pontes (antigo GM)
10h – Passagem na Escola Estadual Barão do Rio Branco (Atleta olímpico Venilton Torres conduz a tocha até o Ginásio Avertino Ramos onde ocorre o acendimento da pira olímpica)

Assessoria de Comunicação do Governo do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *