Jornalismo Contemporâneo e Violência Urbana: Unifap realiza V CONJU, de 16 a 18 de março

DSC_0011

A Universidade Federal do Amapá (Unifap) realizará, no período de 16 a 18 de março, o V Congresso de Jornalismo CONJU, no Campus Marco Zero. Além de palestras de especialistas em comunicação, o evento contará com oficinas e mini-cursos de fotografia, teatro, edição de vídeo, entre outros. As inscrições poderão ser efetuadas no site do CONJU.

O V CONJU abordará a violência urbana e a produção da mídia na construção desta realidade. A violência física, simbólica, do Estado, das organizações criminosas ou policiais são expressões de distintas formas possíveis da violência. Em 2015, o mapa da violência contra a mulher ou o relatório de homicídios de jovens negros e pobres revelam as concretudes desta violência.

Entretanto, ainda há que se explicar e investigar a violência de natureza simbólica, que coage e afeta as relações entre os indivíduos, evidente pela discriminação e pelo preconceito racial, econômico ou sexual. Para discutir instrumentos ou naturezas da violência é preciso colocar em debate o poder, a perda, a destruição, o domínio.

entrada1

Palestrantes:

Drª. Rosangela Malachias

Professora Adjunta da UERJ-FEBF – Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Faculdade de Educação da Baixada Fluminense no Departamento de Ciências e Fundamentos da Educação. Pós-doutoranda da Cátedra UNESCO na Universidade Metodista de São Paulo, linha “Comunicação Cidadã nos espaços situados em Regiões Midiáticas?.

Doutora em Ciências da Comunicação pela ECA-USP Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, com bolsa do Fundo Rioychi Sasakawa (Japão). Foi Fulbright Fellow/Hubert H. Humphrey Program na University of Maryland – College Park – Philip Merrill College of Journalism – Estados Unidos.

Mestre em Integração da América Latina pelo PROLAM/USP tendo realizado pesquisa em Havana, Cuba. Pesquisadora do NEINB-USP (Nucleo de Apoio a Pesquisa e Estudos Interdisciplinares sobre o Negro Brasileiro, Universidade de Sao Paulo) e do NCE-USP (Núcleo de Comunicação e Educação) da ECA-USP. Docente dos cursos do CEA-USP – Centro de Estudos Africanos da Universidade de São Paulo. Co-fundadora da EPP Mídia Etnia Educação e Comunicação Ltda.

Drª. Márcia Barros Ferreira Rodrigues

Professora Associada, Socióloga e Historiadora, vinculada ao PPGHIS e PPGCSO/UFES; Coordenadora do NEI – Núcleo de Estudos e Pesquisas Indiciárias/UFES Consultora em Violência Urbana e Segurança Pública.

Drª. Alice Baroni

Trabalha no Departamento de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro; PhD, School of Media, Entertainment and Creative Arts, Queensland University of Technology, Brisbane, Austrália, 2010/2 – 2013/11; Mestrado em Comunicação Social, Departamento de Comunicação Social, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2006/3 – 2008/3; MBE, Analista Internacional, Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2004/9 – 2005/11; Bacharel em Comunicação Social/ Jornalismo, Departamento de Comunicação Social, Universidade Católica de Brasília, Brasília, Brasil, 1999/3 – 2004/3.

Programação:

1982234_595633303855509_834302931_n-1 (2)

Serviço:

V CONJU
Local: Campus da Unifap, localizada na Rodovia Juscelino Kubitschek, KM-02 Jardim Marco Zero Macapá – AP
Data: de 16 a 18 de março
Horário: de 8h às 19h
Mais informações pelo telefone: 096-4009-5161. Inscrições no site do V Conju: http://vconju.wix.com/unifap

Fonte: Site do Conju

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *