Jornalista e Artesã, Tica Lemos mostra a beleza de suas camisetas com desenhos regionais – @LemosTica

Desde pequena com dom e apaixonada por artesanato, Tica já se identificava com artes manuais, mas foi na década de 80 que ela iniciou o trabalho com as camisetas, inicialmente uma simples brincadeira de customizar roupas. “No começo dos anos 80 comecei a pintar camisetas, nessa época pintava personagens dos desenhos animados e capas de discos de vinil, com as letras das músicas, geralmente de rock. Era mais diversão em brincar com o desenho a mão livre, misturar as tintas, esse universo das cores sempre me atraiu, e estampar nas minhas roupas”, relata.

Após alguns anos longe das tintas e pincéis, Tica teve o que podemos chamar de “estalo empreendedor”, ao auxiliar sua filha com um trabalho de escola, onde tiveram que construir uma maquete da Fortaleza de São José de Macapá, segundo a artesã, ela começou a ver a cidade com outros olhos e então surgiu a ideia de voltar a pintar camisetas, mas agora com motivos culturais, mostrando as belezas do estado do Amapá.

Dividida entre duas paixões profissionais, jornalismo e artesanato, Tica fala com orgulho sobre suas peças. “Tenho 52 anos, há 28 anos trabalho na imprensa Amapaense, mas hoje, a minha melhor redação sai em forma de riscos coloridos com a arte Maracá, Cunani e iconografias indígenas. Minhas arte é feita a mão, peças únicas, cada uma com doses exclusivas de cor e amor”, disse.

Segundo Tica, as pessoas tem se interessado cada vez mais pela cultura do estado. “Tenho observado que as pessoas, o macapaense, passaram a ter orgulho de ser do norte, de ser Tucuju, usar as nossas tradições, nosso jeito de ser, curtir e valorizar nossa música e ritmos. E eles carregam essa cultura no peito, através das nossas camisetas.”

As camisetas podem ser encontras e encomendadas pela loja virtual Coisa da Tica, no Facebook, no endereço https://www.facebook.com/CoisadaTica/ ou pelo whatsapp Tucuju 981273883.

Fonte: Portal Lado B

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *