Jornalista expõe fotos da tradição afro-amapaense em Rufar dos Tambores

Texto: Rita Torrinha

Singularidades culturais e religiosas afroamapenses no repertório artístico do fotodocumentarista e jornalista Maurício de Paiva. Ele é fotógrafo da National Geographic Brasil, e lança livro em Macapá no dia 3 de abril, com a participação de nossas comunidades.

Imergi em uma nova história para com um meu repertório, o XIX ENCONTRO DOS TAMBORES. Pude sentir de perto as relações intracomunidades e seus grupos manifestantes de Marabaixo, Batuque, Zimba e Sayrê, dos quilombos afrodescendentes, e principalmente, o quanto o trabalho documental no Amapá (desde 2005) me apraz de forma contundente sobre e através das relações humanas que vivo na

construção dos ensaios e narrativas visuais. MESMO SOLITÁRIO! Sinto-me revigorado – apesar da estafa física – e mais reflexivo sobre a afro-religião, os cantos e danças, a música afro-amapaense na periferia da Bacia Amazônica, os santíssimos, o rufar das caixas de tambores etc. Enfim, grande experiência frutífera e profícua neste extremo norte linha do Equador, dando-me mais norte… dando-me rufar mais contento no ideário interno, compondo mais o amianto do arquivo!


Maurício de Paiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *