Jovem que completa 16 anos até a data da Eleição já pode tirar o Título de Eleitor

TREfotoElton

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) informa aos jovens que possuem 15 anos de idade, mas que completarão 16 anos até o dia 2 de outubro de 2016, que já podem tirar o Título de Eleitor. A ação poderá ser efetuada até o dia 4 de maio deste ano, data em que o cadastro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) será fechado.

A idade mínima para votar é 16 anos e a Justiça Eleitoral convida todos nesta faixa etária a realizar o alistamento e tirar o primeiro título. O objetivo é incentivar os jovens a participar e exercitar seu direito ao voto no processo democrático nas eleições brasileiras. Os interessados deverão comparecer nos Cartórios Eleitorais da cidade onde pretendem voTRE-AP-titulojovemtar.

Em Macapá funcionam na Casa da Cidadania a 2ª e 10ª Zonas Eleitorais, localizada na Avenida Mendonça Júnior, 1452, local onde os jovens que residem na capital amapaense precisarão se regularizar junto à Justiça Eleitoral.

Já os futuros eleitores que moram no interior do Amapá devem comparecer nos Cartórios Eleitorais da cidade onde pretendem votar.

Como tirar o Título

Para tirar o pCasadaCidadaniaDanielrimeiro título de eleitor, basta que o jovem se dirija ao cartório eleitoral da sua região, portando a Carteira de Identidade, CPF e comprovante de residência. Além da Semana de Alistamento do Jovem Eleitor, os interessados em votar nas Eleições Municipais de 2016 podem se alistar na Justiça Eleitoral até o dia 4 de maio deste ano, 151 dias antes do pleito, conforme previsto na Lei nº 9.504/1997.

Segundo Isabela Oliveira, que na data do pleito terá 16 anos completos, tirar o título representa uma conquista: “é muito importante fazer parte das decisões da sociedade ao escolhermos nossos representantes. A gente se sente responsável e valorizado, porque pelo voto podemos expressar a nossa voz e nossa opinião”, frisou.

eleições 2016

Eleições 2016

Em outubro próximo, os eleitores dos 16 municípios do Estado do Amapá irão às urnas escolher seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. O primeiro turno das Eleições Municipais será no dia 2 de outubro de 2016 e o segundo turno, se houver, no dia 30 do mesmo mês.

Serão considerados eleitos ao cargo de prefeito e vice-prefeito os candidatos que obtiverem a maioria absoluta dos votos, não computados os votos em branco e nulos. Nos municípios com mais de 200 mil eleitores, se nenhum candidato alcançar a maioria absoluta na primeira votação, será feita nova eleição no último domingo de outubro, com somente os dois candidatos mais votados. No Amapá, apenas na capital, Macapá, poderá ocorrer segundo turno, por contar com 271.500 eleitores aptos a votar.

Serviço:

Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
Assessoria de Comunicação e Marketing

Elton Tavares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *