Jovens participam do Programa Empresário Sombra por um dia em instituições de Macapá

Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Amapá (Sebrae), apoia a Junior Achievement Amapá (JA Amapá), na edição do Programa Empresário Sombra por um dia, durante 8h de expediente em diversas instituições e empresas de Macapá, e com a participação de 138 inscritos do Projeto Jovem Descolado. O objetivo do programa, é incentivar os jovens e criar a experiência de inserção no mercado de trabalho com a ambientação e escolha profissional dos participantes.

Segundo a diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo, esse momento representa a importância dos jovens conhecerem o mercado de trabalho, por meio da imersão na rotina dos empresários. “Essa experiência alia a teoria e a prática do que é ensinado durante as aulas ofertadas no projeto. Esta ação, mostra a realidade das vivências da rotina de trabalho, entre eles, os obstáculos e conquistas, para que de alguma maneira possa inspirar os jovens”, disse a diretora técnica, Marciane Santo.

No Dia D, da realização do programa, os jovens recebem uma visão realista do mundo do trabalho, ao compreender a rotina profissional dos empresários e todos os processos para a atuação no cargo exercido.

Para a gerente executiva da Junior Achievement Amapá, Nazaré Ataíde, estes jovens têm a oportunidade de vivenciar o primeiro contato com os empresários e a rotina diária para o funcionamento das determinadas empresas.

“Essa parceria com o Sebrae é essencial e contribui para o desenvolvimento do projeto, oportunizando esses jovens à vivência na prática por um dia com empresários, funcionando como um teste vocacional para futuras decisões de trabalho”, esclarece a gerente executiva da JA Amapá, Nazaré Ataíde.

Programa

O Programa Empresário Sombra por um dia, oferece aos jovens a oportunidade de acompanhar o dia a dia de trabalho de um empresário ou empreendedor. Conforme a área de interesse, cada participante é encaminhado para um profissional, que possa ajudá-lo nas suas escolhas futuras.

Com essas vivências, há uma aproximação entre os alunos e as empresas oferecendo a experiência da jornada de trabalho de um profissional. O programa visa propiciar uma troca de momentos de aprendizagem, em uma jornada especial de trabalho para que os jovens possam se espelhar nesses empresários de sucesso.

Para a aluna do Projeto Jovem Descolado do Sebrae, Giselle Sousa, a participação no Programa Empresário Sombra por um dia, foi essencial para o entendimento do trabalho em grandes empresas. A participante acompanhou a rotina de trabalho da diretora técnica do Sebrae no Amapá, Marciane Santo.

“Nesta ação, pude vivenciar o dia a dia da diretora, que me repassou o conhecimento que vou levar para o resto da vida profissional e pessoal. Essa oportunidade é fundamental para conhecermos o mercado de trabalho”, finaliza a participante do programa, Giselle Sousa.

O Dia D, do Programa Empresário Sombra por um dia, ocorreu na última quarta (20), das 8h às 18h. Participam do programa, profissionais de empresas mantenedoras, instituições parceiras e convidados, entre elas, Center Kennedy, Altair Pereira Imóveis, Palácio dos Esportes, Domestilar, Supermercado Santa Lúcia, Consultório do Povo, Grupamento Tático Aéreo (GTA), Chopp da Vovó, Nagib Comunicação, TV Equinócio, Secretária Extraordinária de Políticas Públicas para Juventude (Sejuv/GEA), Estratégia Malharia, Sebrae no Amapá, TV Amapá, Clin Life, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Monte Casa e Construção, Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), Nortelog, Sambazon, Sebrae/Santana, CDL/Santana, Flora Restaurante, Nova Safra Comunicação, Agência Amapá, Magnus Consultoria, Confiança Assessoria Contabil, SANDES -Sec. Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Santana), Secretaria Municipal de Governo (Semgov) e Arnaldo Contabilidade. A ação foi encerrada com a entrega de certificados aos profissionais que receberam os jovens nas empresas, agradecimentos e depoimentos dos jovens.

Serviço:

Texto: Anézia Lima
Unidade de Marketing e Comunicação do Sebrae no Amapá
Contato: (96) 3312-2832
Central de Relacionamento: 0800 570 0800

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *