Jucap abre consulta pública para habilitar tradutores e intérpretes públicos

A Junta Comercial do Amapá (Jucap) está promovendo uma consulta pública prévia, até o dia 31 de agosto, para a realização do concurso nacional para aferição de aptidão para habilitação de Tradutores e Intérpretes públicos.

A iniciativa atende a Instrução Normativa nº 74 do Departamento Nacional de Registro Empresarial e Integração (DREI), vinculado ao Ministério da Economia, e é desdobramento da Lei 14.195/2021, que regulamenta a profissão de tradutor e intérprete público.

De acordo com o presidente da Jucap, Helder Santana, por meio do DREI, o Ministério da Economia tem interesse em identificar no Amapá quais os principais idiomas que comumente a população procura para realizar tradução e interpretação de um texto estrangeiro. A identificação é necessária para apresentação de dado específico que auxilie na elaboração do certame, de modo a atender à demanda do Estado.

“Uma vez atendida a demanda, feito o concurso, a população poderá contar com a segurança de uma pessoa que foi selecionada e terá a confiabilidade que precisa para o seu documento no momento dele ser traduzido”, destacou Helder Santana.

Pode participar da consulta qualquer pessoa interessada, seja física ou jurídica, podendo contribuir encaminhando mensagem para o e-mail institucional da Jucap ([email protected]) ou do Drei ([email protected]). Ao manifestar o interesse em participar do certame público, o interessado deve indicar os idiomas que pretende obter habilitação para que sejam inseridos em um futuro edital.

O presidente da Junta explicando que atualmente a instituição não dispõe de nenhum tradutor e intérprete oficial concursado, de modo que todos os procedimento são feitos através do procedimento ad hoc, ou seja para cada ato específico.

“Além de demorar mais, gera mais custo ao usuário que, às vezes, precisa com urgência de uma documento traduzido, mas precisa percorrer todo um protocolo para garantir a autenticidade que precisa em razão de não ter um profissional concursado”, finalizou Helder Santana.

Assessoria de comunicação do Governo do Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *