Judiciário amapaense realiza curso de formação para Comissários da Infância em Oiapoque

cursooiapoque-1

A Coordenadoria Estadual da Infância e da Juventude – CEIJ, em parceria com o Comissariado da Infância e da Juventude da Comarca de Macapá, realizou o Curso de Formação para Comissários Voluntários da Comarca de Oiapoque, que teve a duração de três dias.

A capacitação foi voltada para profissionais que integrarão a equipe de comissários voluntários de Oiapoque. A formação desses voluntários busca fortalecer as ações de prevenção e fiscalização deflagradas em logradouros públicos, bares, boates, motéis, hotéis e similares, pois o município, por ser região de fronteira, exige um trabalho mais intensificado na área da infância e juventude.

O curso teve como eixo três fases distintas: Entrevista e Avaliação Psicossocial; Abordagem de aspectos sociais e jurídicos com ênfase na Portaria Judicial da Infância e Juventude, em vigor no município, e a realização de Treinamento Técnico Operacional, executado por fiscalização noturna com apoio da Polícia Militar, nos locais de incidência e mobilização social existentes na cidade.

cursooiapoque-2

No encerramento, a juíza titular da 1ª Vara da Comarca de Oiapoque, Laura Costeira, após realizar o credenciamento oficial dos novos comissários, enalteceu a importância do trabalho voluntário. “O ato de boa vontade e a dedicação de parte do tempo para contribuir com a redução dos problemas sociais que afetam crianças e adolescentes do município de Oiapoque é uma atitude louvável, essa é a grande relevância do trabalho voluntário.”

A magistrada acrescentou, ainda, que a comunidade deve estar envolvida no processo de proteção e defesa de direitos das futuras gerações, considerando ser isto um dever da família, da sociedade e do Estado, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Assessoria de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *