Judiciário do Amapá quer economia de energia elétrica

luz_5

Quanto mais o desperdício de energia, maior é o preço que todos nós e o meio ambiente pagamos por ela. Ao usar a energia elétrica de maneira correta, economizamos na conta de luz e ainda ajudamos o país a preservar suas reservas ecológicas e, consequentemente, a vida do planeta.

O consumo consciente de energia elétrica reduz os gastos e garante a sustentabilidade. A conscientização desse fato torna mais urgente a necessidade de adotar novos hábitos para identificar o desperdício de energia.

Produzimos impactos ambientais relevantes ao desperdiçarmos energia elétrica sem nos darmos conta dos prejuízos futuros. Práticas sustentáveis que visam o consumo consciente dos recursos podem contribuir para o uso responsável, racional e consciente de bens e serviços, de modo a evitar desperdícios, em especial em relação à energia elétrica.

luz_4

Pequenas atitudes geram grandes economias:

Ao utilizar a impressora, reúna o maior número de documentos a serem impressos e imprima todos no mesmo horário. Utilizar a impressora pausadamente aumenta o gasto com energia e acaba por danificar o aparelho; para cada impressão encaminhada há uma descarga de energia elétrica para aquecimento da máquina;

– Desconecte os aparelhos da tomada que mantém as luzes acesas mesmo após estarem desligados. Essa ação economizará em média 12% do consumo de energia elétrica;
– Sempre que você der uma pausa no seu trabalho,desligue o monitor de vídeo. Ele é responsável por 70% do consumo de energia. Se puder, configure-o para desligar automaticamente após alguns minutos sem utilização.
– Nas pausas mais prolongadas, desligue totalmente o aparelho, inclusive o estabilizador. Você vai para o almoço e bloqueia o computador. Quando volta ele está lá pronto para o uso com dois cliques. Essa não é a melhor saída para economizar energia. Você deve desligá-lo para que não consuma energia enquanto não estiver sendo utilizado.
– Outra medida importante é tirar todos os aparelhos da tomada ao final do expediente.
– Mantenha as lâmpadas ligadas somente se necessário, ao sair do ambiente, lembre-se de desligá-las.
– Vá de escadas. Use racionalmente o elevador.
– Mantenha janelas e portas fechadas quando o ar condicionado estiver funcionando.
-Pela manhã, você pode resfriar o ambiente abrindo as janelas.
– Aproveite ao máximo a iluminação natural.
– Você pode desligar o ar condicionado meia hora antes do fim do expediente e também durante o almoço, a sala ainda permanecerá climatizada.

A luz que você apaga o TJAP não paga. Consumo consciente! Economize energia e dinheiro!

Assessoria de Comunicação TJAP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *