Juiz Augusto César Leite toma posse como juiz membro do TRE-AP

Juiz Augusto César Gomes Leite, novo membro da Corte do TRE-AP

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realizou, na última quarta-feira (29), durante Sessão Administrativa, a solenidade de posse do juiz Augusto César Gomes Leite, no cargo de Juiz membro titular do TRE-AP, no Biênio 2020/2022.

A solenidade ocorreu por meio de videoconferência, transmitida pelo YouTube no canal do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, durante sessão administrativa, ainda em virtude das restrições de isolamento por conta da pandemia do novo Coronavírus.

O presidente do TRE-AP, desembargador Rommel Araújo deu as boas vindas e elogiou o equilíbrio, bondade e lealdade do novo Juiz, “sempre leal a seus amigos, leal à justiça e leal ao direito.”

Fez agradecimentos pessoais à Augusto Leite, pelo companheirismo durante sua jornada dentro da justiça. “Sua passagem no Biênio que hoje se inicia será muito proveitosa para nós que teremos a oportunidade de desfrutar do conhecimento jurídico de vossa excelência e demonstrar que essas características (equilíbrio, bondade e lealdade) são extensivas à todas às pessoas porque fazem parte da essência de um grande ser humano”, concluiu o desembargador presidente.

O prefeito de Macapá, Clécio Luís, também estava presente na solenidade de posse e desejou muito sucesso e sabedoria ao novo juiz da Corte. “Essa eleição é completamente diferente, ninguém sabe exatamente como será esse processo eleitoral diante da pandemia mas desejo todo sucesso e que se possa garantir o exercício da cidadania nas eleições e em todo biênio o qual o juiz Augusto Leite toma posse.

Em discurso, o juiz cumprimentou e agradeceu aos integrantes da Corte Eleitoral, demonstrou sua gratidão ao seu saudoso pai, mãe, filhos, amigos e aos que fizeram parte de sua trajetória. Mostrou ainda sua satisfação em assumir o cargo de juiz membro titular do TRE-AP.

“Assumir o mais alto cargo no Tribunal de Justiça Eleitoral que um juiz de primeira instância pode alcançar é uma grande honra e uma imensa responsabilidade. Para chegar até aqui passaram-se quase 24 anos de grande labuta nas diversas áreas do direito, evoluindo pessoal e profissionalmente” destacou o empossado.

O magistrado disse ainda que chega ao colegiado cheio de entusiasmo, paixão por servir ao outro. “Estou disposto a oferecer minha contribuição para formação de uma sociedade mais justa e fraterna, onde possa, ao final do meu mandato, dizer em alto e bom som, como disse Timóteo, “combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé”. Mas não estarei sozinho nesse mistério, terei as competentes companhias de vossas excelências, que tenho certeza com os quais aprenderei muito” evidenciou o juiz.

Me empenharei em fazer justiça todos os dias do meu mandato, procurando punir a corrupção eleitoral, aplicando melhores práticas eleitorais, garantindo à cada cidadão do nosso Estado a total liberdade no exercício do seu voto. Para isso precisarei também da colaboração de cada cidadão, para que no exercício do seu direito ao voto possa oferecer à sociedade os melhores representantes”, concluiu Augusto Leite.

Sobre o novo Juiz

Augusto César Gomes Leite é natural de Fortaleza (CE), cursou Direito na Universidade Federal do Estado do Ceará, com especialização em Direito Público e Pós Graduação em Direito Penal e Processo Penal junto à Universidade Estácio de Sá.

Foi juiz eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, atuando nas zonas eleitorais: 3°zona (Calçoene), 8° zona (Tartarugalzinho), 12° zona (Ferreira Gomes) e 10° Zona de Macapá, tendo presidido as eleições Municipais de 2016, nos municípios de Cutias e Itaubal e co-presidiu o Município de Macapá.

Ocupou também o cargo de juiz substituto do TRE-AP, no Biênio 2008/2010.

Serviço:

Texto: Beatriz Belo
Fernanda Picanço-Assessora de Comunicação
Tribunal Regional Eleitoral do Amapá
(96)3198-7504 (Ramal 7504)/ (96)8406-5721

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *