Juiz João Guilherme Lages planeja ação da 1ª Vara do Tribunal do Júri em escola estadual

-JURI_6
Juiz João Guilherme Lages

O juiz João Guilherme Lages, titular da 1ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Macapá, esteve reunido com o professor Edivar Mota, da Escola Estadual Augusto dos Anjos, para tratarem da realização de uma ação da 1ª Vara do Tribunal do Júri nas dependências daquele colégio.

A iniciativa faz parte do Projeto “Prevenindo Vidas- Tribunal do Júri nas Escolas” que é uma ação do Judiciário fora do âmbito forense, em escolas e faculdades, com o objetivo de aproximar e divulgar o papel de um Tribunal do Júri.

O juiz João Guilherme Lages disse que foi procurado por um bolsista do programa jovem aprendiz do TJAP, e conhecedor do Projeto Tribunal do Júri nas Escolas, que juntamente com o professor da escola Augusto dos Anjos, propôs a parceria de realizar a Sessão de Júri no Colégio.

“Faremos essa parceria de irmos à escola para explicarmos o que é, e como funciona um plenário do Tribunal do Júri. Estarei na posição de juiz e presidente da sessão, e na oportunidade iremos julgar a liberdade de imprensa. Será um julgamento hipotético e discutiremos situações como, por exemplo, o caso do jornal francês Charlie Hebdo”, informou o magistrado.

O professor de Língua portuguesa, Edivar Mota, também é advogado, e como um profissional da área do Direito, acredita que iniciativas como essa estimulam ainda mais o conhecimento dos jovens.

“Será uma rica experiência para os alunos, inclusive é o que mais queremos: tirar o aluno do aprendizado apenas dentro da sala de aula, e inseri-lo também em situações da realidade da nossa sociedade, propor temas, gerar discussões e ações na prática”.

A simulação do Tribunal do Júri na escola Augusto dos Anjos ainda está em fase de planejamento. “Esse é um projeto já feito pela Justiça do Amapá que visa levar esse conhecimento do Tribunal do Júri para os alunos, principalmente para os do Ensino Médio, para que eles tenham esse contato cívico com a Instituição”, concluiu o juiz João Guilherme Lages.

Texto: Hugo Reis
Fotos: Adson Rodrigues
Assessoria de Comunicação do Tjap

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *