Justiça define horário eleitoral em Macapá; veja o tempo dos candidatos

TRE-AP-horario (1)

Por Abinoan Santiago

A divisão da propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV para prefeito e vereador em Macapá foi definida na sexta-feira (19) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Amapá em reunião com os representantes dos partidos que compõem as coligações inscritas para o pleito municipal.

Com apenas dez minutos disponíveis tanto no rádio quanto na TV para todos os candidatos, mais da metade do tempo ficou com três chapas: Gilvam Borges (PMDB), com 2 minutos e 59 segundos; Aline Gurgel (PRB), com 2 minutos e 23 segundos e; Clécio Luís (Rede), com dois minutos.

O restante foi dividido entre Dora Nascimento (PT), com 1 minuto e 29 segundos; Ruy Smith (PSB), com 45 segundos; Promotor Moisés (PEN), com 16 segundos e; Genival Cruz (PSTU), com 8 segundos.

Para definir o horário gratuito no rádio e TV, 90% do tempo é rateado de acordo com o número proporcional de representantes dos partidos na Câmara dos Deputados e o restante dividido de forma igualitária entre todos.

Em 2016, os programas serão exibidos entre os dias 26 de agosto e 29 de setembro.

No rádio, a veiculação será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Na TV, a exibição será das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.

Além dos horários fixados nas grades de programação dos veículos, os partidos têm mais 70 minutos em inserções, que podem variar de 30 a 60 segundos, cada. Elas podem ser reproduzidas entre 5h e 24h aos domingos. Por dia, 42 minutos das inserções serão para prefeito e o restante para vereador.

Se existir segundo turno em Macapá, o tempo de rádio e TV começará 48 horas após a votação do primeiro turno, marcado para 2 de outubro. Nesse caso, o tempo cairá pela metade e será dividido de maneira igual entre os dois postulantes que continuarem na disputa. Por ter mais de 200 mil eleitores, a capital é a única que poderá ter o segundo turno.

Fonte: G1 Amapá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *