Justiça do Amapá apoia a campanha de prevenção ao suicídio

_SETEMBRO

A Justiça do Amapá, consciente da importância das campanhas em prol da saúde da população, também chama atenção ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, que ocorre em 10 de setembro, data designada pela OMS (Organização Mundial da Saúde).

O “Setembro Amarelo” surgiu com o objetivo de alertar a sociedade para as circunstâncias em que pessoas decidem tirar a própria vida, servindo de ajuda para a adoção de mecanismos voltados a auxiliar as pessoas que tendem ao suicídio.

Segundo dados da OMS, perto de um (1) milhão de pessoas no mundo cometem suicídio por ano, sendo a décima causa de morte. Há uma estimativa de 10 a 20 milhões de tentativas de suicídios a cada ano em todo o mundo. O Brasil é o 8º país com mais suicídios e o 4º na América Latina. O suicídio passou a ser tratado como problema de saúde pública desde 1990, pela OMS.

As causas mais comuns deste ato intencional de matar a si mesmo incluem depressão grave, esquizofrenia, alcoolismo e abuso de drogas. Dificuldades financeiras ou emocionais também desempenham um fator significativo.

No Amapá, o Centro de Valorização da Vida (CVV) atende pelo telefone 3223- 4111.

Assessoria de Comunicação Social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *